Cidades

Passeata conscientiza a população sobre a violência contra a pessoa idosa



Para reforçar a importância do combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou, na manhã da quarta-feira, dia 15 de junho, no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa,  uma passeata que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, orientando, conscientizando e mobilizando a população no combate à violência contra os idosos. A ação foi promovida em alusão à Campanha Junho Violeta.

Os participantes se reuniram na Praça João Mariano de Freitas e a passeata que contou com a adesão dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Lar dos Velhinhos, Pastoral da Pessoa Idosa, unidades do CRAS e CREAS, APAE e Secretaria de Desenvolvimento Social e demais órgãos, percorreu a Avenida Francisco Jalles, Rua 10, Rua 8 e Rua 11, retornando para a praça.

Na sequência os organizadores realizaram um pedágio socioeducativo para a entrega de panfletos de orientações quanto aos tipos de violência sofrida pelo idoso e conscientização em relação ao Estatuto do Idoso.

É importante frisar que a data alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos idosos. Ressalta-se ainda que, durante a pandemia, houve um aumento do número de denúncias de violência e violações dos direitos contra a pessoa idosa. Por isso é importante que as pessoas saibam identificar uma situação de violência com idosos para denunciar, afinal, trata-se de crime.  A denúncia pode ser anônima pelo Disque 100.

 Vale lembrar que a incidência de violência contra idosos não é apenas física, mas também emocional, psicológica, patrimonial, entre outras.

Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima e grande parte dos suspeitos de cometer a violência são filhos ou netos.

O objetivo do Junho Violeta é promover um mês de reflexões e de celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano de 2006. A conscientização da sociedade é uma importante ferramenta para enfrentar, sensibilizar, coibir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa.

Denuncie

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana. As denúncias também podem ser feitas através da Delegacia Online da Polícia Civil e do DISQUE 190 (Polícia Militar).

Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades