Curiosidades

Orquestra Sinfônica de Jales abre inscrições para músicos colaboradores e bolsistas



O Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes” iniciou o período das inscrições para alunos/músicos interessados a concorrerem bolsas de estudos oferecidas para compor o corpo artístico da Orquestra Sinfônica de Jales, que tem o apoio da Prefeitura de Jales por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo (SMECT).

 

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de janeiro no Centro Cultural Dr. “Edílio Ridolfo” ou no Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes” de segunda à sexta-feira, das 08 às 11 horas ou das 13 às 17 horas.

As bolsas serão distribuídas entre músicos colaboradores e músicos bolsistas, divididas em dois níveis. A bolsa de estudo nível 1, no valor de R$ 822,22, contará com cinco vagas denominadas “músico colaborador” distribuídas entre os naipes de: madeiras, metais, percussão, cordas friccionadas e cordas dedilhadas. Para concorrer a esta bolsa, os interessados deverão ter mais de 18 anos, ter comprovado no mínimo quatro anos de estudo no instrumento e prática em grupo, ser estudante universitário ou estar cursando seu respectivo instrumento em conservatório musical / escola de música e ter liderança frente a grupos.

Já a bolsa nível 2, no valor de R$ 266,01, terá 57  vagas denominadas “músico bolsista” sendo distribuída nas seguintes funções: 1 Flauta Piccolo, 2 Flauta Transversal, 2 Oboé, 2 Fagote, 3 Clarinete Bb, 1Clarone Bb, 2 Sax Alto Eb, 2 Sax Tenor Bb, 1 Sax Barítono Eb, 3 Trompete Bb, 3 Trombone, 3 Trompa F/Bb, 1 Eufônio, 1 Tuba, 14 Violino, 3 Viola, 5 Violoncelo, 2 Contrabaixo, 1 Mallets, 1 Tímpano, 4 Percussão Sinfônica. Para concorrer a ela, o aluno deverá ter no mínimo 11 anos de idade (lembrando que os menores de 18 anos devem estar cursando o ensino fundamental, médio ou universitário da rede de ensino municipal, estadual ou particular), além de estarem matriculados na Escola de Musica Municipal no Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes” ou Conservatório Musical local, apresentando autorização dos responsáveis legais no ato da inscrição.

Todos os alunos bolsistas passarão por um processo seletivo entre os dias 18 e 22 de janeiro, em horários alternados e pré-agendados, devido a pandemia do novo coronavírus. As avaliações analisarão o potencial musical de cada inscrito, integrando à Orquestra Sinfônica de Jales aqueles que tiverem bom aproveitamento na prova prática, que consistirá na execução dos Hinos de Jales e Hino Nacional.

A prova teórica será aplicada com base nos livros “Compêndio de Teoria Elementar da Música" de Osvaldo Lacerda, editora RICORDI; “Uma breve História da Música" de Roy Bennet, editora ZAHAR. 

Mais informações estão disponíveis no Diário Oficial do Município, Edição nº 171, de 21 de maio de 2018, onde está disposta a Lei nº. 4.786, de 17 de maio de 2018, que criou a Escola Municipal de Música no Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes” e a Orquestra Sinfônica de Jales.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Curiosidades