Polícia

Operação Pré-Piracema começa com ações do policiamento ambiental nos cursos d’água de SP.



A Polícia Militar Ambiental dá início nesta sexta-feira (29) a operação Pré-piracema em São Paulo.

O objetivo é prevenir e reprimir a pesca predatória. 1.362 policiais militares participarão da operação que vai até domingo (31), quando entram em vigor as restrições à pesca com o início da Piracema.

Equipes de policiais militares ambientais realizarão bloqueios nas vias de acessos aos locais de pesca, patrulhamentos nas margens dos cursos d’água e policiamento embarcado com vistas a todos os tipos de crime.

Pré-Piracema A Polícia Militar Ambiental alerta os cidadãos que praticam pesca amadora ou profissional que atentem para os limites impostos à atividade durante o período de defeso tais como pesca com petrechos, métodos de pesca proibidos, em quantidade superior à permitida, em locais proibidos, entre outras restrições previstas na legislação. Na esfera criminal, conforme a Lei Federal 9.605/1998, a pessoa pode ser conduzida à delegacia de polícia, onde poderá ser autuada em flagrante delito, e ainda ter todo o produto da pesca, barcos, motores e veículos apreendidos.

A pena para essa modalidade é de 1 a 3 anos de detenção. Na parte administrativa, o Decreto Federal 6514/2008 prevê multas de R$ 700 a R$ 100 mil reais.

Piracema A piracema visa garantir a reprodução de várias espécies de peixes nas águas continentais, por isso a pesca fica restrita.

De 01/11/2021 a 28/02/2022 passam a valer as restrições e para conhecê-las, saber como denunciar ou entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental mais próxima acesse o link: policiamilitar.sp.gov.br/unidades/ambiental/piracema/ 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia