A Operação Ligações Perigosas prendeu, na manhã desta sexta-feira (6), um homem, de 31 anos, no distrito de Primavera, em Rosana (SP). A ação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP), em conjunto com as polícias Civil e Militar tem como objetivo o enfrentamento à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), com foco na infiltração da facção na política da região de Araçatuba (SP), no tráfico de drogas e no esclarecimento de homicídios.
Conforme o 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), na residência do envolvido foram apreendidos R$ 10.303 em espécie, uma pistola calibre 9 milímetros, um rifle calibre 17 milímetros e munições de diversos calibres.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a operação terminou com 37 pessoas presas, sendo oito em flagrante e 29 por mandados judiciais, e quase R$ 30 mil em espécie apreendidos. Além de Rosana, a ação policial foi realizada em Anhumas (MS), Araçatuba, Assis (SP), Birigui (SP), Dourados (MS), Paraguaçu Paulista (SP), Penápolis (SP) e São Paulo (SP).
As ordens judiciais também foram cumpridas no Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto (SP), Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso (SP) e na Penitenciária de Lavínia (SP). Segundo as investigações, os líderes da organização criminosa, que estão presos, emitiam ordens para a prática de crimes.
Os envolvidos irão responder por organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse e porte irregular de arma de fogo.