Geral

Operação faz buscas nas Santas Casas de Birigui e Penápolis contra supostos desvios de verba da saúde



Policiais civis realizaram uma operação na manhã desta segunda-feira (29) para cumprir mandados de busca e apreensão na Santa Casa de Birigui e também em Penápolis (SP) pela operação Raio X, que investiga um grupo criminoso especializado em desviar dinheiro destinado à saúde.

A operação é em conjunto com o Ministério Público Estadual (Gaeco). Segundo o MP, o crime ocorre por meio de contratos de gestão entre municípios e organizações sociais.

Polícia Civil em frente à Santa Casa de Birigui — Foto: Márcio Zeni/TV TEM

Polícia Civil em frente à Santa Casa de Birigui — Foto: Márcio Zeni/TV TEM

De acordo com um balanço parcial divulgado, foram apreendidos R$ 1, 2 milhão e 53 prisões foram cumpridas até as 18h30 desta terça-feira. Duas aeronaves foram apreendidas, uma em Congonhas e outra em Jundiaí (SP).

“O que apuramos foi um sofisticado esquema de desvio de dinheiro público da saúde por meio das organizações sociais. Eram feitas as licitações, o que indica, fraudulentas. Vencida a licitação, era feita a celebração de contrato de gestão entre a OS e município, aí tínhamos prestadores de serviço. Da OS passava o dinheiro para os prestadores, que no próximo momento, fazia o dinheiro retornar para os cofres da OS. Com isso, havia a lavagem de dinheiro depois, com a compra de imóveis e outros bens”, afirma o delegado Fábio Pistori.

Na região noroeste paulista, a concentração do material apreendido é feita na delegacia de Araçatuba (SP), que coordena a ação. Foram apreendidos documentos, computadores e carros.

Mandados também são cumpridos em outras partes do Estado de São Paulo e do país. Na capital paulista, a Polícia Civil cumpre mandados de busca na secretaria estadual da Saúde de São Paulo e na Câmara Municipal.

A Secretaria de Saúde de São Paulo informou que está colaborando com a polícia e o Ministério Público nas investigações.

A Secretaria também informou que fará um pente-fino em todos os contratos e convênios firmados com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) apontadas pelo MP e Polícia Civil e, se detectada qualquer irregularidade, "realizará o rompimento dos mesmos".

"A pasta repudia qualquer conduta que viole a legislação ou desrespeite a população usuária do SUS, reafirma seu compromisso com o uso correto dos recursos públicos e com o cumprimento das leis."

Na legislativo, segundo os investigadores, o alvo é um funcionário do gabinete do vereador Eliseu Gabriel (PSB). O vereador não é investigado. Já na secretaria estadual de Saúde, os alvos são uma médica e uma advogada, funcionárias da pasta.

Policiais saem com documentos da Prefeitura de Penápolis na operação Raio X — Foto: Ivan Ambrósio/Jornal Interior

Policiais saem com documentos da Prefeitura de Penápolis na operação Raio X — Foto: Ivan Ambrósio/Jornal Interior

Na região de Bauru (SP), equipes da Polícia Civil estão fazendo buscas na Câmara de Vereadores de Agudos (SP) e também nas casas de alguns parlamentares da cidade.

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Bauru está cumprindo 30 mandados de busca e apreensão em Agudos e Bauru. Duas pessoas foram presas, até as 8h30, e outras duas ainda não foram localizadas.

A operação conta também com apoio da Polícia Federal do Pará. O governador Helder Barbalho (MDB) é investigado, mas não há mandados contra ele. Os mandados de prisão e busca e apreensão também estão sendo cumpridos nos estados do Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

No Paraná, 24 mandados foram foram expedidos em todo o estado, 15 de busca e apreensão e outros nove de prisão somente em Curitiba.

A investigação, que durou cerca de dois anos com inquéritos em Penápolis e Birigui, identificou um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e o desvio de milhões de reais em prejuízo da saúde.

Policiais chegam com material apreendido na operação Raio X — Foto: Márcio Zeni/TV TEM

Policiais chegam com material apreendido na operação Raio X — Foto: Márcio Zeni/TV TEM


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral