Geral

Operação da PF que teve como alvo a Petrobrás respinga em pecuarista e Banqueiro amigo de Políticos em MS



Como registramos mais cedo, a Lava Jato cumpre 25 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e em Sergipe. O objetivo é aprofundar as investigações relacionadas a possíveis atos de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo contratos firmados por empresas do Grupo Seadrill, num total de US$ 2,7 bilhões.

Entre os contratos suspeitos, estão os celebrados em 2011 pela subsidiária Sapura com a Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, para o fornecimento de três navios lançadores de linha (PLSV), vigentes até os dias atuais.

Aonde entra MS

É que o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula teria recebido R$ 2 milhões como comissão por facilitar negociações com a Petrobras e Sete Brasil sócia da Seadrill e Sapura no Brasil.

Banqueiro André Esteves

O nome de André Esteves, acima de qualquer outra coisa, está ligado à Sete Brasil, empresa da qual era sócio. Esteves foi preso em 2015 juntamente com o ex senador Delcídio do Amaral do PT , hoje presidente do PTB municipal. O banqueiro André Esteves, dono do BTG financiou várias campanhas em 2015 com o dinheiro de propina desviados da Petrobrás, inclusive figuras importantes aqui de Campo Grande.

 

 

Segundo o MPF, a Sapura no Brasil “contratou intermediários e operadores financeiros que, mediante o pagamento de 1,5% do valor dos contratos a título de propina, eram responsáveis por viabilizar a inclusão da empresa em certame da Petrobras e obter informações privilegiadas de dentro da estatal”.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral