De acordo com as projeções do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o mês de abril, as condições climáticas variarão significativamente em diferentes partes do Brasil.
No Sul, Sudeste e centro-norte de Mato Grosso do Sul, espera-se chuva próxima ou acima da média, favorecendo o manejo das lavouras na maior parte das regiões. Entretanto, no sul de Mato Grosso do Sul e parte do centro-sul do Rio Grande do Sul, pode haver chuva abaixo da média, o que afeta os cultivos.
No oeste da Região Norte, espera-se tendência de chuva acima ou próxima da média, enquanto no centro-leste do Pará, Tocantins e em grande parte do Nordeste, prevê-se chuva abaixo da média.
Esta previsão é influenciada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e pelo aquecimento do Atlântico Tropical.
Impacto nos grãos
Áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia têm mantido níveis de umidade no solo satisfatórios, beneficiando o desenvolvimento das culturas. No entanto, a previsão de chuva abaixo da média para abril pode afetar o potencial produtivo das lavouras, embora possa beneficiar o processo de colheita.
Situação semelhante é esperada para Mato Grosso e Goiás, ambos na transição entre o período chuvoso e seco.
Temperatura em abril
Espera-se que a temperatura ultrapasse a média em praticamente todo o país, especialmente no oeste das regiões Sul e Sudeste, além do Centro-Oeste.
Nas regiões Norte e Nordeste, podem chegar a mais de 26ºC, enquanto no Sudeste variam entre 22ºC e 26ºC, e no Sul entre 18ºC e 24ºC. Em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, as temperaturas podem ficar abaixo de 17ºC.