Saúde

Número de casos e de mortes por covid-19 continua caindo nas Américas

A vítima ficou dez dias internada na Santa Casa e teve alta médica nesta quinta-feira (21)

Número de casos e de mortes por covid-19 continua caindo nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgou nesta quinta-feira (dia 21) nota na qual destaca que, em termos gerais, o número de mortes e de casos de covid-19 continua caindo no continente americano. Segundo a Opas, mais de dois terços dos latino-americanos e caribenhos já receberam duas doses de vacinas contra a doença, e muitos países da região têm algumas das taxas de cobertura mais altas do mundo.

De acordo com a Opas, 14 países da região já atingiram a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar totalmente 70% de suas populações.

Nos três primeiros meses de 2022, a Nicarágua aumentou a cobertura em 18%. Peru e Colômbia expandiram a vacinação em 12%, enquanto Bolívia e Venezuela aumentaram a cobertura vacinal em quase 10%.

A Opas, no entanto, acrescenta que, na última semana, a doença avançou no Canadá, que registrou 11,2% a mais de casos e 20% de alta nas hospitalizações.

Segundo a entidade, "a alta na América do Norte é causada pela subvariante da Ômicron, o tipo BA.2”. Na avaliação da diretora da Opas, Carissa Etienne, à medida que as fronteiras foram reabertas e o turismo aumentou, os casos também subiram em alguns outros países e territórios do Caribe, como São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, Barbados e São Martinho.

Carissa Etienne explica que a redução das taxas de mortalidade e novas infecções "são a prova de que as vacinas estão funcionando bem” para proteger as pessoas das internações e mortes causadas pela covid-19.

Ao reafirmar a segurança e eficácia das vacinas contra covid-19, ela disse ser necessário ampliar "ainda mais” a cobertura nas Américas.

No entanto, a diretora da Opas acrescentou que, em algumas áreas do Caribe, a vacinação diminuiu ou estagnou. "Menos de 30% da população obteve a primeira dose no Haiti, Jamaica, São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia”, disse.

"E em toda a América Latina, Guatemala, Guiana e Paraguai ainda não atingiram metade de suas populações”, completou.



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Saúde

Saúde

Em seis meses, Brasil já registra 130% mais mortes por dengue

Em menos de seis meses, o Brasil já registrou bem mais que o dobro de mortes por dengue...


Saúde

Covid-19: Brasil tem 38,7 mil novos casos e 140 óbitos em 24 horas

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado hoje (25) mostra...


Saúde

Saque para a Vida: Prefeitura abre inscrições para aulas gratuitas de tênis para crianças e adolescentes carentes

Uma bela sacada pela inclusão será dada pela Prefeitura de Jales, por meio...

Saúde

São Paulo confirma segundo caso de varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou hoje (11) o segundo caso de...