Cidades

Novo vídeo do Projeto Comunidade Ativa apresenta diferenças entre os tipos de atividades físicas



O novo vídeo do Projeto Comunidade Ativa apresenta as diferenças entre os tipos de atividade física e algumas orientações para incorporá-las na rotina de vida diária. De acordo com o educador físico da Prefeitura de Jales, Idair Lopes Neto, “existem basicamente dois tipos de atividades físicas: a atividade aeróbica ou de endurance e a atividade anaeróbica, de fortalecimento muscular”.

 

A atividade aeróbica possui foco na melhora do condicionamento cardiorrespiratório e o desenvolvimento muscular fica em segundo plano. A principal característica desse tipo de exercício é a intensidade baixa ou moderada e a duração longa, portanto são exercícios mais leves e mais prolongados.

 

Já a atividade anaeróbica tem como objetivo principal a melhora na musculatura estriada esquelética e é caracterizada pela utilização de sobrecargas como pesos, elásticos e equipamentos.  Estes exercícios são mais procurados por quem quer aumentar massa muscular magra criando maior força e resistência.

 

“A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida, como ao se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou estudo, ao realizar tarefas domésticas, durante o tempo livre ou praticando esportes. O comportamento sedentário pode trazer sérios riscos e agravos a saúde, por isso o ideal é manter uma rotina de atividades”, afirmou Idair.

 

No vídeo lançado nesta semana pela Prefeitura, Idair Lopes convidou para participar o educador físico, sensei Edson Resende, que ministra aulas de Karatê no projeto Transformando Vidas, em parceria com a Prefeitura de Jales. Ele falou e deu demonstrações de atividades aeróbias e anaeróbias, e falou dos benefícios do Karatê para a saúde. “Esta modalidade utiliza os sistemas aeróbico e anaeróbico, que são muito importantes para o bom desenvolvimento corporal. As atividades físicas em geral são de extrema necessidade para manutenção da saúde, portanto ficar parado não é boa opção. Escolha sua atividade preferida e movimente-se!”.

 

O quarto vídeo do Projeto Comunidade Ativa está disponível no YouTube, através do link https://youtu.be/tlNpKuGLeqI


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades