No mês mundial de combate ao câncer de próstata, mais conhecido como Novembro Azul, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um evento inédito voltado aos funcionários públicos municipais, nos períodos da manhã e da tarde, com diversos serviços de saúde, orientações, palestra, teatro, música ao vivo e sorteio de brindes, na quarta-feira, dia 29, no Teatro Municipal.
O objetivo foi alertar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele e os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde.
Além dos servidores municipais, o evento contou com a presença do prefeito Luis Henrique, da vice Marynilda Cavenaghi, da secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza e do secretário de Governo, Reginaldo Viota.
O prefeito Luis Henrique Moreira prestigiou a ação e parabenizou a secretária Nilva e toda a equipe da saúde municipal pelo importante evento. “Temos 468 funcionários do sexo masculino na Prefeitura e é muito importante ações com informações voltadas ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, pois o quanto antes descobrirmos a doença, maiores são as chances de cura”.
A secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza ressaltou que muitos eventos são realizados para as mulheres e “a campanha Novembro Azul foi criada para cuidar da saúde dos homens que são os que menos procuram os serviços de saúde. O câncer de próstata é o que mais mata os homens e um estudo recente que nos preocupa muito revela que a cada 38 minutos morre um homem em decorrência do câncer de próstata. O objetivo desta ação é desmistificar esse tabu, que é o exame clínica da próstata, por isso resolvemos reunir centenas de homens da Prefeitura, em parceria com as secretarias municipais e realizar este dia especial de muita informação e conscientização”.
Após os pronunciamentos, a Escola Livre de Teatro de Jales apresentou a peça “Cutuca, Doutor” que abordou a temática de forma leve e engraçada com os personagens Tonho e Zira. Em seguida, o enfermeiro do Hospital de Amor, Antonio Carlos Gonçalves realizou uma palestra com o tema Novembro Azul e elogiou o trabalho da Secretaria que “brilhantemente teve essa ideia e, que com certeza, colherá bons frutos. Investir em prevenção é extremamente fundamental”, finalizou.
A equipe da saúde sorteou ainda brindes doados pelo comércio e ofereceu serviço de corte de cabelo aos servidores, parceria da Condor Barbearia. Além disso, a equipe do SAE/CTA realizou autotestes e testes de HIV, Hepatite, Sífilis e distribuiu preservativos.
Além de um de um delicioso coffee break, o público presente também prestigiou a apresentação dos cantores Isa e Paulinho Viana que animaram a manhã e à tarde dos funcionários municipais.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Ana Paula Brito, durante o mês de dezembro, equipes das unidades de saúde irão entrar em contato com os servidores para agendar exames e esclarecer mais informações acerca do assunto.
O prefeito Luis Henrique parabenizou a ação da Secretaria Municipal de Saúde voltada à saúde dos homens da Prefeitura de Jales
Durante a manhã, uma turma de servidores foi conferir o evento Novembro Azul no Teatro Municipal
No período da tarde, outra turma de servidores prestigiou o evento
O enfermeiro Antonio Carlos Gonçalves, do Hospital de Amor, foi convidado pela Secretaria de Saúde para falar sobre a campanha Novembro Azul para o público presente
A Escola Livre de Teatro de Jales apresentou a peça “Cutuca, Doutor” com os personagens Tonho e Zira
Servidores da saúde municipal colaboraram com o evento Novembro Azul
Colaboradores da Prefeitura fizeram um cadastro que será encaminhado às unidades de saúde
Equipe do SAE/CTA disponibilizou serviços de saúde para o público presente
O casal Iza e Paulinho Viana animaram a manhã e a tarde dos funcionários municipais com música ao vivo
Um delicioso coffee break foi servido após a programação