Saúde

No fundo do poço, a lógica da dependência química pode falhar.



No fundo de poço, a lógica da dependência química pode falhar.

O comportamento da pessoa já não faz sentido e o dependente químico desiste de tentar dar sentido caindo num estilo de vida baseado no ritual doentio da dependência química.

Os dependentes químicos se agarram a um estilo de vida rígido, começam a se sentir desconfortáveis com o que não seja familiar. A dependência química implica um estilo de vida centrado na própria pessoa e a falta de flexibilidade acrescenta certo grau de bem-estar à vida do dependente químico. 

Nós conhecemos a paz e a segurança que encontramos nos rituais e objetos familiares – especialmente em épocas de tensão. Isto também é verdade para o dependente químico, que poderá odiar usar drogas, mas encontra segurança nisso. Assim, em alturas de tensão, faz um recuo rápido a fim de usar drogas.

As situações novas são um pesadelo para o dependente químico. A vida encontra-se controlada pelo sistema de crenças doentio. A lógica da dependência química torna-se simples neste estágio.

Consiste em “usar drogas” e existir. Nesta fase, um dependente químico conviverá com pessoas e ideias que aumentem o estilo de vida doentio; qualquer outra coisa diferente é deixada para trás.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde