Direito

Não Me Perturbe tem quase 10 milhões de cadastros (mas nem sempre funciona)



O serviço Não Me Perturbe encerrou 2021 com 9,55 milhões de números cadastrados. A plataforma bloqueia ligações de telemarketing de operadoras e bancos. São 2 milhões de telefones a mais do que no ano passado. A Conexis, associação de empresas de telecom que lidera o projeto, comemora o crescimento, mas muita gente continua sofrendo com as chamadas indesejadas.

As operadoras de telecomunicações destacam que o número de reclamações sobre o setor vem caindo desde abril. A Conexis ainda cita que o setor deixou de ser listado no ranking do app de bloqueio de chamadas Truecaller.

O Não Me Perturbe foi lançado em julho de 2019 e teve já na primeira semana 1,5 milhões de números cadastrados. Inicialmente, ele era uma iniciativa exclusiva das teles, mas bancos que oferecem empréstimos e cartões de créditos consignados também passaram a integrar a plataforma. Ela está aberta para adesão de outros setores.

Anatel ainda não está satisfeita

Apesar das operadoras comemorarem o crescimento nos registros e a queda nas reclamações, nem todo mundo está contente.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em março do ano passado, disse que a iniciativa não atingiu plenamente os efeitos desejados, por ter havido crescimento no número geral de ligações durante 2020. A reguladora pretende obrigar a utilização do prefixo 0303 nas chamadas de telemarketing.

Outro ponto é que nem todas as empresas de telecomunicação e financeiras aderiram ao Não Me Perturbe. E mesmo entre as que aderiram, o processo não é 100% eficiente.

Nosso Lucas Braga, aqui do Tecnoblog, conta que ainda recebe insistentes ligações da Oi Fibra mesmo tendo seu número cadastrado na plataforma. Ele também listou reclamações sobre a empresa no site Reclame Aqui.

Para quem não tem tido sucesso com o Não Me Perturbe, existem algumas alternativas para tentar se livrar do telemarketing. Uma delas é a lista de bloqueio do Procon-SP, que inclui até mesmo SMS e WhatsApp.


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