Cidades

Mulher que viu marido, filho e neto se afogarem no Rio Grande diz que parentes morreram tentando salvar criança: 'Aconteceu muito rápido'

Gilson Alves Ramos, de 60 anos, Gilsonei de Santana Ramos, de 33, Pablo Ruan Ramos Silva, de 12, e Kaique Eduardo Maximiano Estrela da Silva, de 9, desapareceram no último sábado (25). Eles nadavam no Rio Grande, entre Iturama (MG) e Ouroeste (SP).

Mulher que viu marido, filho e neto se afogarem no Rio Grande diz que parentes morreram tentando salvar criança: 'Aconteceu muito rápido'

Uma parente das vítimas que morreram afogadas no Rio Grande, entre Iturama (MG) e Ouroeste (SP), contou ao g1 que "tudo aconteceu de uma forma muito rápida".

A feirante Soneide de Santana Ramos, de 51 anos, era esposa, mãe e avó de três das vítimas, e viu quando elas se afogaram ao tentar salvar uma criança, enteada da filha dela.

Gilson Alves Ramos, de 60 anos, Gilsonei de Santana Ramos, de 33, Pablo Ruan Ramos Silva, de 12, e Kaique Eduardo Maximiano Estrela da Silva, de 9, se afogaram na noite de Natal, sábado (25).

Equipes dos bombeiros foram chamadas e começaram a fazer buscas pelas vítimas. O corpo de Gilsonei foi encontrado no domingo (26); os de Gilson e Pablo Ruan na segunda (27); e o de Kaique na madrugada desta terça-feira (28).

Moradora de Ouroeste, Soneide Ramos relatou que a família chegou ao Rio Grande por volta das 16h do último sábado. Ela é mulher de Gilson, mãe de Gilsonei e avó de Pablo Ruan. Kaique era enteado de uma das filhas da feirante.

“O rio estava bem vazio, mas, de uma hora para outra, começou a chegar muita água. Eu, minhas três filhas, meu esposo e meu filho conseguimos sair da água. Meu genro estava bem atrás, com o filho, mas não deu tempo de sair. Nós escutamos um grito de socorro e vimos uma mão”, relatou.

Após perceberem que a criança e o homem estavam se afogando, o marido, o filho e o neto de Soneide entraram na água para tentar socorrê-los.

Bombeiros Iturama; buscas família; Rio Grande — Foto: Reprodução/TV Integração

Bombeiros Iturama; buscas família; Rio Grande — Foto: Reprodução/TV Integração

“Todos sabiam nadar, mas não tiveram a mesma sorte. O pai do menino conseguiu sair bem longe e reapareceu. Nós ligamos na hora para os bombeiros. Foi uma tragédia muito grande. Nossa família é inteira evangélica. Não tinha bebida, não tinha nada, era um momento em família que terminou em uma tragédia”, disse a feirante.

Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Fernandópolis (SP). Em seguida, transladados para Ribeirão Bonito (SP), onde o enterro será realizado nesta terça-feira.

“Aconteceu tudo de uma forma muito rápida. Não deu tempo para o enteado da minha menina se salvar. Os outros faleceram porque foram tentar socorrê-lo. Eles foram heróis", lamentou Soneide.

 

Área de risco

 

Mariano de Oliveira, sargento do Corpo de Bombeiros de Iturama, explicou que a região do rio onde a família estava oferecia risco.

"Quando o rio baixa muito igual está neste momento, ele cria uma praia aparentemente segura, rasa, mas devido a chegar demais próximo ao leito do rio, ele tem tipo um penhasco ali onde começa o leito do rio", disse.

Bombeiros fazem buscas por família que desapareceu no Rio Grande — Foto: WA Drones Iturama/Arquivo Pessoal

Bombeiros fazem buscas por família que desapareceu no Rio Grande — Foto: WA Drones Iturama/Arquivo Pessoal

Apesar do desaparecimento da família ter ocorrido do lado mineiro do Rio Grande, as investigações serão conduzidas pela Polícia Civil de Ouroeste (SP).

"O afogamento, a priori, aconteceu no Estado de Minas Gerais, mas como o corpo foi encontrado do lado de São Paulo nós vamos assumir a investigação", complementou o delegado Thiago de Freitas Silveira Neto.



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Cidades

Cidades

Dia do desafio. Crianças da escola Municipal professor Antônio DI Bernardo PEREZ saem nos arredores da escola para ficar em dia com a saúde física.

No dia internacional do desafio a EMEI promoveu um momento de prática de atividades...


Cidades

Prefeito de Pontalinda, paga os atrasados do Fundeb em uma única parcela.

O Prefeito de Pontalinda, Sisinio Leão, em tratativas junto com o Vice Prefeito...


Cidades

DEPUTADO GENINHO ZULIANI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE PALMEIRA D’OESTE

Na última quinta-feira (26) o Deputado Federal Geninho Zuliani veio até nosso...

Cidades

PREFEITURA DE MACEDÔNIA INICIARÁ OBRAS DA NOVA PISTA DE CAMINHADA

Na próxima semana, a empresa responsável iniciará as obras da nova Pista de...