Geral

Motoristas devem ficar atentos aos prazos para renovação de CNH



Os motoristas que ainda estão com as habilitações vencidas nos meses de setembro e outubro de 2020 precisam ficar atentos. As CNHs que venceram nesse período devem ser renovadas até o dia 31 de março deste ano. Para os condutores que não irão realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo, o serviço pode ser feito de maneira online, com segurança e praticidade.   

A renovação simplificada é mais uma facilidade para que o motorista não precise comparecer presencialmente em um posto, bastando seguir o passo a passo do atendimento eletrônico, pelos canais do Poupatempo – portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital – ou Detran.SP, e realizar o exame médico na clínica credenciada indicada durante o processo, que é o único deslocamento necessário. Depois, o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios. 

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Confira abaixo o calendário atualizado com os prazos para renovação da CNH's.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral