Direito

Morador de Jales vai pra Justiça pra recuperar conta no WhatsApp repassada pra outra pessoa



Foto Ilustrativa

Um morador de Jales vive um drama digital após seu número de celular se cancelado pela operadora e comercializado novamente. Até aí parece tudo certo, mas assim começa um problema que talvez atinja muita gente que ainda nem mesmo descobriu.

O número da linha é vinculado a aplicativos de mensagens, a vítima, neste caso, utilizava o WhatsApp. Quando o ex-número da pessoa foi revendido, o novo usuário herdou também a conta no aplicativo, tendo acesso a mensagens, números de contato, dados pessoais, e e-mail.

Desesperado, o jalesense tentou recuperar a linha na operadora, mas não conseguiu. Foi preciso um processo judicial.

O juiz expediu uma liminar (decisão parcial) determinando que a operadora bloqueasse imediatamente a linha e também mandou o provedor responsável pelo WhatsApp interromper a conta, impedindo o uso até a solução do caso.

O prazo para o cumprimento das exigências é de 48 horas, com multa de R$500,00 por dia em caso de desobediência.
DICA

Um especialista em rede social consultado pelo VotuporangaTudo esclareceu que o número de celular pode ser vinculado não só a aplicativos de troca de mensagens, mas também a perfis nas redes sociais. Por isso, é necessário cuidado ao repassa-lo a terceiros.
"Automaticamente, quem utilizar o número poderá, por exemplo, acessar os perfis e também arquivos armazenados em nuvem, etc", comentou.

O especialista ainda completa: as tecnologias atuais permitem tantas opções que a utilização sem a devida cautela pode transformar um celular numa verdadeira bomba contra a pessoa.
 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Direito