O Ministério do Esporte fez uma publicação racista sobre a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta sexta-feira (26).
O post incluiu uma imagem com um chimpanzé dirigindo um barco, fazendo uma alusão à embarcação que conduziria os atletas pelo rio Sena, na cerimônia de abertura dos Jogos. Em seguida, a pasta apagou a peça.
A imagem no perfil oficial do X (ex-Twitter) tinha ainda a legenda: "Todo mundo aguardando o nosso barco".
Por meio de nota, a pasta disse que, ao identificar o post, demitiu o responsável pela publicação, além de abrir um processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades, "uma vez que julga inadmissível tal fato".
"Reafirmamos que a mesma atitude será tomada com todos que incorrerem neste erro. Nosso compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito", afirmou.
Disse ainda que os processos internos passarão por revisão e as equipes por treinamento, "para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade".
A delegação do Brasil se apresentou ao público em Paris com pouco mais de um terço dos seus atletas que competirão nas Olimpíadas de 2024, a 30ª edição da era moderna (iniciada em Atenas-1896).