Saúde

"Medidas protetivas sim! Sedentarismo não!" é tema do primeiro vídeo do Projeto Comunidade Ativa



Lançado nesta semana, o projeto “Comunidade Ativa” é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Esporte, Comunicação e Saúde que tem como objetivo desenvolver ações de políticas públicas voltadas à prática de atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis como forma de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

 

Com o tema “Medidas protetivas sim! Sedentarismo não!”, foi apresentado nesta quarta-feira, dia 17 de março, o primeiro vídeo, de uma série dos que serão produzidos, para incentivar a população a buscar mais qualidade de vida através da adoção de novos hábitos.  “Nos próximos episódios, teremos demonstrações de exercícios e atividades, que podem ser feitas em casa ou em local aberto sem aglomeração e dicas de convidados especiais, farão parte do projeto”, ressaltou o Educador Físico do município de Jales, Idair Lopes, protagonista do primeiro vídeo. O material está disponível através do link https://youtu.be/5d_PT-D7b0o

Segundo Idair, é sabido que o nível de sedentarismo no mundo já era alto antes da pandemia e se acentuou ainda mais no último ano. A tendência não foi diferente no Brasil. “Além do alerta do sedentarismo, um estudo que avaliou 1.460 brasileiros apontou que, em apenas um mês de quarentena, ocorreu aumento de 40% no nível de estresse agudo, de 71% na ansiedade e de incríveis 90% no nível de depressão”, informou.

 

O estilo de vida sedentário traz diversos agravos à condição de saúde, como perda de massa muscular, acúmulo de gordura, resistência à insulina, elevação da pressão arterial, entre outros. “A prática regular de exercícios físicos previne doenças de todos os tipos, sendo metabólicas, físicas ou psicológicas”, ressaltou Idair.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde