Saúde

Médico Jalesense, orienta sobre uso correto do Termômetro Infravermelho

Anvisa informa que é falsa a notícia de que o uso de termômetros infravermelhos direcionados para a testa pode fazer mal ao ser humano

Médico Jalesense, orienta sobre uso correto do Termômetro Infravermelho

O doutor Ricardo Gouveio nos enviou material didático, orientando sobre o uso do Termômetro Infravermelho, vale a pena confeir

Bom dia Beto gostaria de fazer essa postagem para informar a necessidade de fazer a medida da temperatura no local correto do corpo humano. Em muitos locais utilizam o termômetro que deveria ser usado nas testa para medir nos punhos. ( o que pode não ser tão efetivo ).

Quem tiver estabelecimento ou conhecer alguém, por favor repasse essas informações.

A Anvisa acrescentou que a testa é o local indicado para garantir a precisão da medida da temperatura.

"O uso do termômetro infravermelho para medir a temperatura corporal em outra parte do corpo pode levar a erro de leitura, a não ser que tal procedimento esteja explícito no manual do produto", explicou a agência. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu que são falsas as informações que circulam nas redes sociais de que o uso de termômetros infravermelhos traria riscos aos seres humanos.

Segundo a agência, circula pela internet o boato de que os termômetros, quando direcionados para a testa, fazem mal à região da glândula pineal (localizada na parte central do cérebro e responsável pela produção de hormônios).

Anvisa informa que é falsa a notícia de que o uso de termômetros infravermelhos direcionados para a testa pode fazer mal ao ser humano, em especial à região da glândula pineal. A glândula tem função de produção e regulação de hormônios e fica localizada próximo ao tálamo e hipotálamo, na parte mais central do cérebro. 

Com base na avaliação de referências bibliográficas e recomendações sobre esses produtos, a Anvisa conclui e informa à população que a medição de temperatura por termômetro infravermelho direcionado à testa é inofensiva ao ser humano. O órgão informa, ainda, que esses produtos não emitem radiação, somente captam o calor emitido pelo corpo humano na forma de radiação infravermelha. 

Portanto, diante da veiculação das fake news, a Gerência de Tecnologia em Equipamentos (GQUIP) da Gerência-Geral em Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS) preparou um material para esclarecer a população sobre o assunto. Confira! 


Mais notícias sobre Saúde

Saúde

Jales registra mais 4 óbitos por Covid-19

A Vigilância Epidemiológica informa que foram registradas 67...


Saúde

PREFEITURA DE JALES ANUNCIA VACINAÇÃO CONTRA COVID PARA PESSOAS DE 65 E 66 ANOS

Na segunda-feira, dia 19 de abril, a Prefeitura Municipal de Jales irá antecipar a...


Saúde

Jales - Com mais dois óbitos, totalizamos 174 vidas perdidas pela Covid-19

A Vigilância Epidemiológica informa que mais 271 pessoas foram recuperadas da...

Saúde

Jales - Com mais 4 mortes confirmadas por Covid, subimos para 172 vidas perdidas pela doença

A Prefeitura de Jales informa que mais 26 pacientes receberam alta do isolamento domiciliar e...