Geral

MAMÃE FALEI RENUNCIA MANDATO DE DEPUTADO EM SÃO PAULO APÓS PROPOSTA DE CASSAÇÃO SER APROVADA



O deputado estadual Arthur do Val (União), mais conhecido como Mamãe Falei, renunciou, nesta quarta-feira (20), o mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Na terça-feira (12) da semana passada, o Conselho de Ética da Alesp tinha aprovado, por unanimidade, a proposta de cassação do deputado. A Mesa Diretora da Casa precisa dar o aval para que a cassação seja enviada ao Plenário. Para isso, o processo precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo estadual.

“Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições”, disse o deputado, em nota. “Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política”, completou. Arthur do Val ainda disse que estava renunciando em respeito aos seus 500 mil votos para que os mesmos não sejam subjugados pela Alesp. “Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos”.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.

Mamãe Falei, que é uma das lideranças nacionais do Movimento Brasil Livre (MBL), virou alvo da Alesp depois que vazaram suas falas a respeito das mulheres ucranianas. O parlamentar viajou em missão humanitária à Ucrânia, país que está em guerra e vem sendo invadido pela Rússia. Os áudios do deputado foram destinados inicialmente a um grupo de amigos no WhatsApp.

PUBLICIDADE

Nas mensagens, Mamãe Falei diz que as mulheres ucranianas são fáceis porque “são pobres”. Arthur também afirma que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a “melhor balada do Brasil”. As falas foram repudiadas por lideranças políticas e por movimentos sociais e feministas em todo o Brasil. Mamãe Falei tinha um ambicioso projeto de disputar o governo de São Paulo nestas eleições pelo Podemos, mas agora pode se tornar inelegível por oito anos e ficar sem mandato.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral