Geral

Mais de 230 pacientes com covid-19 no Amazonas são transferidos



O governo estadual do Amazonas anunciou, durante coletiva, que 235 pacientes infectados com o novo coronavírus foram transferidos para hospitais de cinco estados brasileiros após a rede de atendimento amazonense entrar em colapso devido ao aumento expressivo de casos na região.

Segundo o governador, Wilson Lima (PSC), essa é a situação "mais crítica da pandemia" e "sem precedentes" na história do estado. 

Nesta quinta-feira (14), o estoque de oxigênio em diferentes hospitais de Manaus esgotou e, de acordo com uma denúncia anônima enviada ao Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), ao menos 19 pessoas morreram pela falta do recurso no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh). Em nota, a assessoria da unidade afirmou que recebeu material para estabilizar temporariamente a situação de todos os pacientes. 

Ainda segundo o governo do Estado, cem pacientes serão transferidos para hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal, além de mais 100 para a rede estadual de saúde de Goiás. O governo federal vai auxiliar na transferência disponibilizando aviões militares.

Estima-se que, nos próximos dias, ao menos 750 internados devem ser transferidos em função da falta de leitos nos hospitais públicos de Manaus. 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral