Cidades

Lockdown ronda Rio Preto, com mais 11 óbitos e 586 infectados



Mais 11 óbitos
A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou neste sábado mais 586 casos positivos de Covid-19, totalizando 80.168 casos distribuídos em vários dias de acordo com a data da notificação/coleta exame. Foram confirmados mais 11 óbitos pela doença, totalizando 2.291.

Dramático
O cenário de Rio Preto vai ficando dramático de novo com a disparada de novos casos de Covid e essa média móvel de 10 mortes diárias. O discurso do secretário municipal de Saúde, Aldenis Borin, na "live" de sexta-feira, revelou uma situação próxima do desespero.

Enxugando gelo
A verdade é uma só: não dá mais para ficar abrindo novos leitos. Afinal, para cada leito é necessário ter mais insumo, mais equipamento e mais gente. Não tem mais material humano para tanta demanda. Profissionais de saúde já passaram do limite da exaustão faz tempo.

Vem lockdown
Apesar da situação sinalizando uma terceira onda, falta colaboração. Tem muita balada noturna e muitos estabelecimentos desrespeitando regras. Ou seja: muita gente colaborando para o decreto de um novo lockdown, o que pode ser anunciado já nesta segunda-feira.

Em vão
O que se observa é que o lockdown da segunda quinzena de março em Rio Preto, que derrubou a média móvel de mortes para menos da metade e reduziu os casos, foi um esforço em vão. Aos poucos, os números estão subindo de novo.

Máscara "é chique"
Logo após o rompante presidencial afirmando que seu ministro da Saúde iria "desobrigar” o uso de máscaras para quem foi vacinado e para quem se "imunizou” porque já pegou a doença, o que se viu foi uma reação da sociedade em defesa da proteção.

Máscara "é fofo"
Desde então, milhões de pessoas estão se manifestando com recomendação pelo uso da proteção. Em Rio Preto, fotos com máscara ilustrando mensagens pelo uso pipocaram nas redes sociais. Máscara é chique, máscara é fofo, postou a médica Amália Tieco, diretora-administrativa do HB, em fotos de uma modelo e de uma criança.

Vacina sim 1
Um meme que está viralizando nas redes sociais ajuda a dar uma amenizada nesse drama. Uma foto do farmacêutico Carlos Pianta, o Carlinhos da Farmácia Central, no momento em que ele toma a vacina contra a Covid.

Vacina sim 2
Junto com a foto, uma legenda bem-humorada, lembra que se até o Carlinhos da farmácia se vacinou, é porque a vacina funciona mesmo. Trata-se de uma brincadeira, mas o recado é sério. Vacina funciona, de qualquer fabricante. Chega de negacionismo.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades