Direito

JUSTIÇA RECEBE AÇÃO DE IMPROBIDADE POR FRAUDE EM CONCURSO DA PREFEITURA DE MESÓPOLIS. DOIS VEREADORES ESTÃO ENVOLVIDOS



O juiz da 5ª Vara de Jales, Adílson Vagner Ballotti (foto), decidiu receber a ação de improbidade ajuizada pelo Ministério Público, em maio deste ano, contra 22 pessoas e uma empresa – a Persona Capacitação, de Fernandópolis – acusadas de fraude no concurso público realizado pela Prefeitura de Mesópolis em 2015.

Entre os acusados, estão a sócia-proprietária da empresa, Marta Silene Colassiol e uma funcionária do setor de recursos humanos da Prefeitura de Mesópolis. O rol dos acusados inclui, ainda, dois vereadores – Luiz Carlos dos Santos Pereira e Denílson Bortolozzo, ambos do PSDB – além de uma suplente e pelo menos dois parentes do atual prefeito, Leandro Polarini.

Os malfeitos da Persona Capacitação foram flagrados pela operação “QI”, deflagrada em junho de 2015 pela Polícia Civil e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), que investigou um esquema de fraudes em concursos públicos e processos seletivos realizados em mais de 30 cidades da região de São José do Rio Preto.

No caso de Mesópolis, foram realizadas escutas telefônicas e apreensão de e-mails e documentos. Entre os documentos apreendidos, estão cartões de resposta em branco – que seriam preenchidos posteriormente – todos assinados no verso pelos respectivos candidatos, com informações como o nome e o cargo pretendido.

Um laudo pericial grafotécnico confirmou que todas as assinaturas encontradas nos 19 cartões de resposta apreendidos pertenciam de fato aos candidatos acusados de fraude.

De acordo com o promotor Horival Marques de Freitas Júnior, a empresa Persona Capacitação foi contratada em fevereiro de 2015 para planejar e aplicar o concurso público e, logo após a contratação, a sócia Marta Colassiol já passou a comercializar as vagas do concurso.

O esquema contou com a participação da servidora do setor de recursos humanos, que, segundo uma testemunha, teria ligado para algumas candidatas, convocando-as para irem até sua residência para assinar os cartões de resposta em branco.

Marta Colassiol foi presa por ocasião da deflagração da operação do Gaeco, em junho de 2015, e permaneceu mais de dois anos e sete meses na prisão. Depois de condenada a mais de oito anos de reclusão, acabou conseguindo a liberdade condicional em fevereiro de 2018.

Em sua decisão, Ballotti deu 15 dias para que os acusados apresentem suas contestações.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Direito