Geral

Jornalismo, uma vacina contra as fake news é tema do episódio VII da série documental 'A tirania da minúscula coroa: Covid-19'



Em meio a pandemia da Covid-19, um outro vírus letal também provoca riscos a humanidade: a desinformação. Com a chegada do novo coronavírus, o jornalismo adquiriu um papel de protagonismo na hora de informar e proteger a sociedade contra as fake news. Confira o teaser no link: https://www.youtube.com/watch?v=7aP8Qo0osUQ&t=8s.

Esse pano de fundo, compõe o episódio VII da série documental ‘A tirania da minúscula coroa: Covid-19’, intitulado ‘Jornalismo, uma vacina contra as Fake News’ – que traz fortes depoimentos, bastidores de coberturas e análises de jornalistas, cartunistas, fotógrafos, cinegrafistas e yotubers. O novo capítulo teve como orientador e apresentador o jornalista Ricardo Lessa, que também é escritor e foi âncora do programa Roda Viva, da TV Cultura.

O time de debatedores foi composto por Glenn Greenwald - jornalista do The Intercept e Prêmio Pulitzer de Jornalismo - Egberto Nogueira - fotojornalista e documentarista (Revistas Veja e Piauí) - Milton Jung – jornalista e âncora da Rádio CBN - Fábio Pannunzio – TV Democracia, ex-repórter da TV Band e vencedor de duas edições do Prêmio Esso - Ique Woitschach - um dos mais conceituados cartunistas brasileiros, com trabalhos nas revistas Veja e Playboy, no diário esportivo Lance! e na TV Globo - Denis Russo Burgierman - jornalista, colunista, e ex-diretor da Revista Superinteressante - Rodolpho Gamberini - jornalista e criador do Roda Viva da TV Cultura - Daniel Evangelista – jornalista da GloboNews - Alberto Bombig - editor-executivo do Estadão - José Paulo Kupfer - colunista do UOL e articulista do Poder360 - Luís Nassif - jornalista e editor do Jornal GGN - Vicente Nunes - jornalista do Correio Braziliense - Marcílio de Moraes – Jornalista e colunista do Estado de Minas - Luiz Augusto Juk - jornalista e colunista do jornal Diário Indústria & Comércio (Curitiba) - Eduardo Ribeiro - jornalista e diretor do Jornalistas & Cia - Roberto Lameirinhas - jornalista em diversas coberturas internacionais na América Latina e no Oriente Médio - Paulo Macedo – editor PropMark - Rodrigo Azevedo - jornalista e CEO do portal Comunique-se - Sinval de Itacarambi Leão - diretor da Revista Imprensa - e Oslaim Brito - cinegrafista e Youtuber.

Este episódio contará com um epilogo, contando os bastidores da cobertura jornalística de Egberto Nogueira, mostrando o impacto da pandemia do novo coronavírus na vida de parentes e amigos daqueles que morreram vítima da Covid-19.

Gustavo Girotto, jornalista e diretor da série, enfatiza que esse foi um dos capítulos mais difíceis de construir. “Escolhemos visões importantes para compor essa narrativa que, sem dúvidas, marca um dos períodos mais importantes do jornalismo no Brasil. São visões, opiniões e experiências de quem escreve, capta e leva ao público um dos fatos mais duros da nossa recente história. Eles são a vacina contra as fake news!”, ressaltou.

Para Juliano Sartori, diretor de produção, e Ricardo Sartori, diretor de arte, há fortes depoimentos e visões dos mais destacados jornalistas do País. “Abrimos o canal para ouvir essas opiniões, entender os acontecimentos e o ângulo das coberturas. Embora as entrevistas não reflitam, necessariamente, a opinião da produção da série documental, compartilhamos de muitas visões inseridas nesse episódio. E o telespectador, invariavelmente, se identificará com grade parte delas”, disse Ricardo.

Por fim, com edição de Via d’Ideia, trabalho jornalístico de Gustavo Girotto, com colaboração jornalística de Tercio David Braga e orientação de Adalberto Piotto – o teaser do episódio VII, que conta com a mentoria de Ricardo Lessa – “A tirania da minúscula coroa: Covid-19” já pode ser visto no https://www.youtube.com/watch?v=7aP8Qo0osUQ&t=8s

Ficha Técnica:

A tirania da minúscula coroa: Covid-19”.

Título – série documental

Gustavo Girotto

Direção geral / Entrevistas

Ricardo Sartori

Diretor de arte

Juliano Sartori

Diretor de produção

Adalberto Piotto

Orientação/mentoria

Tercio David Braga

Estruturação de temas/Divulgação

Nana Santiago

Redes Sociais/Estratégia

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/atiraniadaminusculacoroa

Instagram: @atiraniadaminusculacoroa

Twitter: @seriecovid19

Informações: Gustavo Girotto (11) 99602-1317
tiraniacovid19@gmail.com


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral