Curiosidades

Jales/São Francisco - Jacaré é capturado em anzol amarrado por cabo de aço



Na manhã de Domingo 19/07/20, a Polícia Ambiental de Jales foi acionada para atender uma ocorrência na área rural, Sítio Dois Irmãos, Córrego do Botelho, Município de São Francisco-SP.

 Segundo o proprietário Sr. Afonso Henrique Lisboa Luzardi,  andava pela propriedade próximo a uma represa quando avistou um jacaré que ao verificar estava fisgado  em um anzol  amarrado a um cabo de aço preso a uma árvore.

 De imediato acionou a Policia Ambiental que esteve no local e efetuou o resgate do jacaré que foi conduzido a Policlinica II - Arapuã, na cidade de Jales, onde o animal foi medicado e submetido a procedimento cirúrgico para a retirada do anzol, realizado pelo Médico Veterinário CRMV 30381/SP,  Roni Diego Shimazu.

 O animal mede cerca de 1,80 metro, e trata da espécie jacaré do papo amarelo, ele vai  permanecer em observação, após recuperação será devolvido ao habitat.

 Segundo o veterinário Roni Diego Shimazu,   trata se de procedimento cirúrgico complicado devido o animal já chegar em estado de saúde crítico pelas perfurações no estômago realizado pelo azol.

  Este tipo de armadilha são constantemente utilizada por caçadores para captura de animais.

 Neste caso em questão até o momento o autor não foi localizado.

 A  Polícia ambiental adverte caso a pessoa seja surpreendida realizando esta ação ela responderá pelo crime ambiental com infração administrativa que varia de R$500,00 a R$ 5.000,00 dependendo se a espécie  constar na lista de extinção, e crime previsto no artigo 29 da lei de crimes ambientais de número 9605/98, pena de 06 meses a um ano de Detenção.

Image alt Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Curiosidades