Polícia

Jales/Santa Fé do Sul - Golpe dos nudes: entenda a nova prática de extorsão que se popularizou no Brasil



O site A VOZ DAS CIDADES, conversou com o Delegado Higor Jorge de Santa Fé do Sul, que nos revelou que na Região, chegaram até seu Gabinete na Delegacia, Político, Médicos e até Empresários, desesperados falando em suicídio.

Em Jales o site A VOZ DAS CIDADES, teve conhecimento de apenas dois homens que também caíram neste golpe, pelo menos na primeira fase dele, quando o comparsa entra no golpe para dizer que é "Pai" da menor para começar a extorsão, felizmente eles foram orientados que se passava de um golpe, e nenhum dinheiro foi pago aos marginais.

O Delegado revelou que em muitos casos, os "homens" acreditando que realmente falam com uma mulher, acabam também enviando suas fotos "nuas" e desta forma passam a serem chantageados de duas formas, uma por estar supostamente se relacionando com uma "menor" e a outra por "ameaça" de espalhar as fotos do "homem" nas redes sociais. 

Novos golpes na internet surgem o tempo todo, e, na maioria das vezes, as ameaças que encontramos por aqui nada mais são do que versões adaptadas de práticas oriundas de outras partes do mundo. Algumas vezes, porém, os criminosos brasileiros dão uma demonstração de criatividade e elaboram scams totalmente inéditos, adaptados para a cultura local.

O mais recente exemplo parece ser aquilo que ficou conhecido como “golpe dos nudes”. O esquema, que configura extorsão, começa quando um agente malicioso faz um perfil falso no Facebook — personificando uma mulher atraente — e aborda homens na faixa dos 30 a 50 anos, enviando mensagens picantes e sugerindo a troca de fotos íntimas.

Quando a vítima cede às sugestões e envia as imagens explícitas, o golpista troca de personagem e diz ser uma jovem menor de idade. Nesse momento, um comparsa aborda o internauta (geralmente através do WhatsApp) afirmando ser o pai da garota e ameaça levar o caso para a polícia… A menos, é claro, que o indivíduo desesperado lhe pague uma boa quantia em dinheiro para comprar o seu silêncio.

Embora esse tipo de fraude esteja em pleno crescimento (atingindo, sobretudo, os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná), os primeiros registros surgiram lá no mês de maio, quando a Polícia Civil desencadeou a operação Sextortion. A ação, organizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI), culminou em mandados de prisão em Farroupilha, Caxias do Sul e Montenegro.

Perdeu mais de R$ 12 mil

Em junho, o jornal gaúcho Folha do Mate noticiou um caso de um homem que acabou transferindo R$ 12,5 mil para golpistas após ser vítima do scam. Procurado pelo veículo local, o advogado do internauta, Paulo Mathias Ferreira, revelou ter atendido pelo menos 30 pessoas com o mesmo problema só durante um único mês.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia