Saúde

Jales volta a ter 4 unidades de saúde para atendimento exclusivo de síndromes gripais



A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde desta sexta-feira, dia 7 de janeiro, que Jales passará a contar com mais três unidades de saúde exclusivas para atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com a covid-19, a partir da segunda-feira, dia 10 de janeiro. A cidade agora terá quatro unidades específicas para o atendimento de síndromes gripais, com farmácias, que atenderão as prescrições específicas destas unidades.

 

A reorganização do atendimento na rede de atenção básica das unidades de saúde, feita pela Prefeitura Municipal, visa descentralizar os atendimentos, dar mais agilidade aos trabalhos e garantir mais segurança à população e às equipes de saúde, considerando o aumento da demanda dos casos no município.

 

A secretária da Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, informou que além da ESF Honório Amadeu, conhecida como Uniamérica, na Avenida da Integração, onde funciona o chamado “Covidário”, mais três unidades de saúde, a ESF Ozil Joaquim Rezende (Jardim Municipal), a ESF Dr. Francisco Xavier Rego (Jardim Paraíso) e a ESF Luis Ernesto Sandi Mori (JACB), farão o atendimento de toda a demanda de casos suspeitos e/ou confirmados para a covid-19, compreendendo desde o acolhimento até a coleta do material para o diagnóstico. Nestas unidades, o paciente que passar por consulta já pode se dirigir ao espaço da farmácia e retirar o medicamento que foi receitado pelo médico.

 

As demais unidades, a ESF Leonísio Gambero (Oiti), ESF Shigueru Kitayama (Roque Viola), ESF Setuo Suetugo (São Jorge), ESF Dra. Zilda Arns Neumann (Novo Mundo), ESF Dr. José Cícero Fontes Xavier (Rural), ESF Dr. Getúlio de Carvalho (Arapuã), ESF Honório Amadeu (Uniamérica) e Núcleo Central de Saúde (Monterey) atenderão a demanda de rotina da sua área de abrangência e das áreas das unidades vizinhas. As farmácias do Núcleo Central de Saúde, ESF Setuo Suetugo e ESF Dra. Zilda Arns Neumann ficarão responsáveis pelos atendimentos de toda a demanda de prescrições, exceto àquelas oriundas das unidades de síndrome gripal.

 

Segundo a secretária Nilva, os atendimentos de pediatria e ginecologia foram garantidos nas unidades de síndromes gripais e nos postos de atendimento de rotina. “Pedimos aos munícipes que, se possível, agendem as consultas e que procurem as unidades de atendimentos de rotina somente em caso de extrema necessidade para evitar aglomerações neste momento crítico da pandemia”, alertou.

 

Nilva explicou que os agendamentos para os atendimentos clínicos de rotina poderão ser feitos por telefone ou presencialmente nas unidades.

 

“Com mais unidades de saúde voltados para este tipo de atendimento exclusivo para sintomas de síndromes gripais, os moradores poderão ser consultados em locais exclusivos, garantindo mais segurança. Com isso vamos diminuir o contágio, já que não teremos atendimento de rotina nessas três unidades. Separando essa população, vamos conseguir diminuir o risco de contágio e ofertar melhor assistência aos pacientes”, explicou a secretária de saúde.

 

Segundo o prefeito Luis Henrique, a administração municipal tem feito de tudo para garantir aos munícipes o melhor atendimento, de forma eficaz e segura. “No ano passado tomamos importantes medidas que garantiram o controle da pandemia em nossa cidade, como a reorganização das unidades de saúde para o atendimento de covid-19, a contratação emergencial de profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento da pandemia e a antecipação da campanha de vacinação no município. Dessa vez, assim que os números apresentaram um aumento, novamente estamos agindo para que possamos controlar o aumento dos casos de covid-19 na cidade”.

 

O prefeito ainda frisou que “precisamos vencer essa luta, por isso essas medidas são necessárias. Peço para que todos tenham consciência e também façam a sua parte, usando máscara e se imunizando contra a covid-19. Juntos vamos vencer esta batalha”.

 

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde