Saúde

Jales - Vigilância Epidemiológica reforça alerta de prevenção e combate ao Aedes aegypti



Para que não haja o aumento de criadouros do Aedes aegypti, já esperado nesta época do ano, em função das chuvas e do calor típico, o setor de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Jales está fazendo um alerta à população para que elimine os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 

De acordo com a coordenadora do setor, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, de janeiro até o dia 6 de dezembro foram registradas em Jales 737 notificações, desse total 406 positivos autóctones e 12 positivos importados.

 

“Importante destacar que no mês de outubro tivemos 16 notificações, desse total, 2 casos positivos importados e com o início das chuvas, em novembro, as notificações saltaram para 58, sendo até o momento 20 positivos autóctones. Desses 20 positivos, 14 são da área de abrangência da unidade de saúde do JACB”, informou a coordenadora Vanessa.

 

Diante do aumento do número de casos, a equipe da Vigilância Epidemiológica está realizando vários bloqueios nas áreas próximas ao Jacb, aplicando inseticida e também orientando os moradores sobre as medidas preventivas. “Pedimos à população que aumente os cuidados preventivos, que reserve um tempinho do seu dia para verificar o quintal, as calhas, as lajes de casa e qualquer outro possível reservatório de água. Precisamos evitar que haja também uma epidemia de dengue, para isso contamos com a colaboração de todos”.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e atrás dos olhos, náusea, vômito e diarreia. Nem todos esses sintomas se manifestam e, por serem parecidos com alguns dos sintomas de infecção pelo coronavírus, a Prefeitura de Jales orienta, em caso de dúvida, que o munícipe procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para realização de exames.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde