Saúde

Jales - Vigilância Epidemiológica alerta sobre o risco de Dengue



Vivemos um período propício ao desenvolvimento do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, em função das chuvas e o calor típicos dessa época do ano. O setor de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Jales está alertando a população para que não haja o aumento de criadouros do Aedes Aegypt, já esperado neste espaço de tempo.

Devido à pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde orienta aos agentes de combate às endemias que não adentrem mais as residências para verificação de ralos e pontos que podem se tornar criadouros do mosquito. Atualmente são examinadas apenas as áreas fora da casa, como quintais e varandas. Os agentes também não realizam as investigações em casas onde moram apenas idosos, que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus.

É importante ressaltar que todos os agentes utilizam máscaras e álcool em gel, em obediência às normas de proteção. Caso algum deles apresente qualquer sintoma da Covid-19, o profissional é imediatamente afastado do trabalho para realização de teste e não retorna até receber alta médica.

De acordo com a coordenadora do setor, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, atualmente não há nenhum caso de dengue confirmado no município. Segundo ela, foram registradas 30 notificações. Alguns exames já voltaram negativados e outros estão aguardando resultados. “Pedimos à população que reserve um tempinho do seu dia para verificar o quintal, as calhas, as lajes de casa e qualquer outro possível reservatório de água. Precisamos evitar que haja também uma epidemia de dengue, para isso contamos com a colaboração de todos”.

Pontos estratégicos, como os dois cemitérios da cidade, recebem visitas semanais dos agentes. “Aproveitamos para pedir às pessoas que visitam os cemitérios que não deixem vasos e nem flores com embalagens que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito que transmite, além da dengue, a Zika e Chikungunya”, ressaltou a coordenadora Vanessa.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e atrás dos olhos, náusea, vômito e diarreia. Nem todos esses sintomas se manifestam e, por serem parecidos com alguns dos sintomas de infecção pelo coronavírus, a Prefeitura de Jales orienta, em caso de dúvida, que o munícipe procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para realização de exames.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde