Cidades

Jales - Vergonhoso - Moradores estão há 174 dias sem iluminação em Avenida, e jogo de empurra não resolve.



Imagem real da Avenida

Difícil imaginar que uma situação dessas ainda acontece, e como se diz em um Jargão "Jales sendo Jales "

Os moradores da Avenida Euphly Jalles, já não sabem mais a quem recorrer, eles contam que estão sem luz por cerca de 174 dias.

Já ligaram na Elektro, Prefeitura de Jales a tal Malta, mas o que os moradores conseguiram ouvir até agora, foi uma bela gargalhada de um Secretário Municipal, que além do "sarro" na cara do contribuinte não fez absolutamente nada !

Para piorar a situação, na última chuva que caiu em Jales, e já "faz tempo", o transformador da rua acabou queimando, o que antes eram apenas uma luz queimada, virou uma escuridão de uma Avenida inteira.  

Os moradores entre eles idoso, tem medo de sair na rua, as crianças não podem se quer ter segurança para ficar na calçada !

Nem mesmo Vereadores conseguiram sensibilizar a Prefeitura para arrumar esta situação !

Mas a propaganda de uma Cidade sem problemas continua nas páginas da Prefeitura de Jales:

Pontos da cidade amanheceram mais bonitos e iluminados na terça-feira, dia 07 de abril. A Prefeitura deu início à substituição de luminárias tradicionais do município por lâmpadas de LED, que proporcionam consumo de energia consideravelmente reduzido em relação às lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, além de terem vida útil mais longa.

O trabalho começou na Avenida João Amadeu, uma das principais avenidas de Jales e a principal via de acesso à cidade, na segunda-feira, dia 06. A ação visa oferecer mais claridade e durabilidade, valorizando os espaços urbanos e aumentando a percepção de segurança no período noturno.

Um Termo de Convênio de Cooperação Técnica assinado entre Prefeitura e a Elektro garantiu o projeto de desenvolvimento de ações de eficiência energética no sistema de iluminação pública da cidade.

Por exigência da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apenas os pontos com as maiores potências instaladas serão contemplados com as luminárias de LED, pois o projeto tem como objetivo principal garantir maior economia aos cofres públicos.

Mais modernas, as luminárias LED são mais eficientes, econômicas e duráveis. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 60 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas. As novas luminárias que estão sendo instaladas em Jales possuem a classificação “A” do INMETRO e também a mais alta qualidade do mercado.

De acordo com o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, o projeto de desenvolvimento de ações de eficiência energética na cidade é uma oportunidade para que a Prefeitura melhore a eficientização do seu parque de iluminação pública economizando e direcionando a economia alcançada para outras necessidades da população. “É importante ressaltar que, para a população, a iniciativa proporciona ganhos em segurança, pois uma rua iluminada oferece mais proteção para quem transita e mora nela”.

Flá lembrou ainda que o projeto de modernização da iluminação pública teve como prioridade as principais vias da cidade e custou cerca de R$ 1 milhão. “O LED também deixa as vias mais bonitas. As lâmpadas de vapor de sódio, da antiga iluminação, apresentam tonalidade laranja, gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original. A iluminação de LED apresenta outra realidade, além de serem mais econômicas, emitem luz na cor branco neutro, semelhante à da lua. Como o feixe é direcionado para o chão, ela apresenta menor poluição luminosa e têm menor índice de ofuscamento. A diferença já é perceptível e está sendo muito elogiada pela população. Queremos, em um curto espaço de tempo, transformar nosso parque de iluminação pública”, finalizou o prefeito.

Saindo do escuro

Paralelamente à substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED, a Prefeitura de Jales está realizando a manutenção da iluminação pública da cidade, por meio da empresa D.Malta Faria da Silveira Ltda, que venceu o processo licitatório no dia 11 de março, e que já está trabalhando a todo vapor.

O prefeito Flá disse que Jales terá seu sistema de iluminação público completamente transformado e isso já está acontecendo. A empresa será responsável por 8.192 pontos de iluminação pública, incluindo cerca de 700 pontos de iluminação ornamental.

“Estamos fazendo a manutenção corretiva e preventiva de todos os pontos escuros que temos na cidade, e certamente, teremos uma cidade completamente iluminada e sem pontos escuros. Esta foi a determinação da Prefeitura de Jales para a empresa: não queremos mais pontos escuros. Você que tem alguma reclamação, que tem a identificação de pontos escuros, passe a informação para a empresa de manutenção, mas ela não vai ficar aguardando apenas a reclamação da população, esta empresa tem que identificar, através de suas rondas diárias, os pontos escuros e já fazer o reparo ou manutenção”, disse o prefeito Flá.

O telefone de contato para fazer relatos de pontos escuros é o 0800 7611212. As ligações podem ser feitas de telefones fixos ou celulares.

 

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades