Cidades

Jales - Vem dor de cabeça por ai em outdoor colocado em supermercado



A contar pelas notícias e informações o outdoor pode render dores de cabeça, ainda não se sabe se para empresa responsável, para os responsáveis que encomendaram o outdoor ou para o supermercado.

O fato que a última frase pode ser caracterizada como Propaganda Eleitoral Negativa !

Matéria a respeito já foi discutida pela Justiça Eleitoral e você pode conferir AQUI

Passarinhos me disseram que providências já estão sendo tomadas, ainda que alguns pensem em se tratar de Liberdade de Expressão esta Liberdade pode ter sido extrapolada, vejamos casos parecidos: 

MP abre investigação de outdoor contra Lula em Mato Grosso...

MP abre investigação de outdoor contra Lula em Mato Grosso(Metrópoles)

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL-MT) é um dos investigados por difamação, injúria, ameaça e associação criminosa

PODER36023.abr.2022 (sábado) - 19h15

O MT-MT (Ministério Público do Mato Grosso) abriu inquérito para investigar o outdoor contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instalado em Rondonópolis, no Mato Grosso, com a mensagem “traidor da pátria”.

O apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e deputado estadual Gilberto Cattani (PL-MT), Thiago Mota de Lima e Michel Pagno, do Movimento Conservador, serão investigados por possíveis crimes de difamação, injúria, ameaça e associação criminosa.

De acordo com o pedido feito pelo ex-presidente e pelo PT, a imagem de Lula está sendo difamada em nível nacional e internacional, porque apesar de o outdoor estar em um trecho de uma rodovia no Mato Grosso, existem diversas reportagens na internet que retratam o tema.

Eis o outdoor:

No despacho, o procurador de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda, disse que o relato e os elementos apresentados por Lula indicam que “ao menos no primeiro olhar, o Deputado Estadual Gilberto Cattani, Thiago Mota de Lima, Michel Pagno e outros ainda não identificados, se associaram, de forma estável e permanente, para a prática reiterada de delitos contra a honra do ex-Presidente da República”.

Arruda destacou ainda que depois de Cattani postar uma foto da inauguração do outdoor em suas redes sociais, foi possível observar “prática não apenas do crime de Associação Criminosa, mas, também, de Injúria e Difamação por parte do deputado estadual Gilberto Cattani e outros“, completou.

Eis a íntegra do despacho (3 MB).

TSE

Em abril, o PT protocolou 3 representações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) questionando os outdoors contra o ex-presidente Lula instalados em Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso.

De acordo com a sigla, há propaganda eleitoral antecipada e por meio vedado, já que a instalação de painéis é proibida. O período de propaganda eleitoral só começa em 16 de agosto de 2022.

Uma das peças foi colocada em Divinópolis (MG) com a seguinte mensagem, acompanhada de uma foto de Lula: “Nós aqui odiamos este ladrão comunista. Fora maldito”.

Em Imperatriz (MA), o ex-presidente é chamado de “traidor da pátria”, e em Rondonópolis (MT), de “bandido”.

“Pela leitura dos outdoors, identificam-se os elementos que comprovam a propaganda antecipada negativa, tendo em vista que a mensagem incute na mente do eleitor que Luiz Inácio Lula da Silva seria ‘ladrão’, acusação que, além de inverídica, atinge sua honra e imagem pública”, diz o PT na representação.

Outro caso você pode conferir também AQUI

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades