Cidades

Jales - Unijales realiza Semana Jurídica de 18 a 22 de outubro



A Uninjales Inicia nesta segunda-feira dia 18 mais uma semana Jurídica.

As palestras serão em modo virtual e podem ser acessadas pelos visitantes nos links disponíveis.

Os palestrantes são Magistrados, Delegados, Advogados e Profissionais de Imprensa.

Confira a Programação:

18/10, às 19 horas. Dra. Ida Garcia. Dra. Mariana Alves Machado Nascimento e Dr. Alexandre  Yuri Kiataqui Tema: “Violência doméstica e familiar contra a mulher”. Link: https://youtu.be/PAhFBVnJN0k

19/10, às 19 horas. Dra. Vanessa Mateus. Tema: “Constitucionalidade das medidas afirmativas de gênero”. Link: https://youtu.be/hbDRMUCEgBg 

20/10, às 19 horas: Dr. Thomaz Nosch Gonçalves. Tema: “Desjudicialização: um passo frente”. Link: https://youtu.be/l8k_8lkfU4E

21/10, às 19 horas: Dra. Valeria Ferioli Lagrasta. Tema: “O papel do juiz nos métodos consensuais de solução de conflitos”. Link: https://youtu.be/vVaHv7VE_zM

22/10, às 19 horas: Dra. Regina Célia Martinez. Tema: “A problemática dos conflitos e os desafios no século XXI”. Link: https://youtu.be/jN8acumLIWU


 

 

DIA 18

DIA 19

DIA 20

DIA 21

DIA 22

A) Objetivos do Curso de Direito

O Curso de Direito do Centro Universitário de Jales - UNIJALES tem como objetivo oferecer à comunidade, profissionais comprometidos com as demandas sociais e a realização da Justiça por meio de sólida preparação teórica, postura ética e habilidades para as profissões relacionadas ao Direito, por isso, também aptos a enfrentar com êxito as exigências do mercado. Propõe para isso o diálogo e a cooperação com a sociedade civil, bem como atividades de estímulo à sua organização. Visa, ainda, a participação do aluno em atividades de propagação e defesa de interesses sociais relevantes, na busca da concreção dos direitos humanos constitucionalmente tutelados.  

A missão é formar um jurista crítico, comprometido com a melhoria da comunidade onde atua e com a efetiva realização da Justiça, realçando-se, sobretudo, suas habilidades para enfrentar as exigências do mercado de trabalho, dentre elas, conhecimentos fundamentais e postura crítica para o exercício das profissões jurídicas, entre as quais, a advocacia, preventiva ou contenciosa, para a atuação em setores sociais e econômico-empresariais, e sociais, mediante cumprimento das regras estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e as carreiras jurídicas públicas, por meio do exercício da profissão de forma ética e consciente do seu papel frente às demandas sociais, apto à defesa dos direitos humanos individuais e metaindividuais.

Diante desta meta o Curso de Direito está estruturado em um Núcleo de Disciplinas Básicas, um Núcleo de Disciplinas Profissionalizantes, um Núcleo de Disciplinas das Práticas Profissionais Específicas e um Núcleo de Monografia de Conclusão de Curso. O primeiro Núcleo é composto por disciplinas de formação fundamental e de formação profissional. O Núcleo Prático é composto por disciplinas de formação prática que engloba o Estágio Supervisionado, Escritório Experimental, Convênios com a Defensoria, Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional do Trabalho além dos Setores de Conciliação destas Instituições, Ministério Público Federal e Estadual, Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (Núcleo Especial Criminal – NECRIM), Polícia Federal e Atividades Complementares. O Núcleo de Monografia de Conclusão de Curso consiste na iniciação à pesquisa jurídica.

B) Finalidade do Curso 

O Curso de Direito do Centro Universitário de Jales - UNIJALES tem por finalidade formar um Bacharel em Direito generalista, com sólidos conhecimentos humanísticos, que permitam fácil adaptação a novas realidades jurídicas e sociais. Desta forma, os alunos do Curso de Direito devem estar aptos a depreender as alterações que se processam na realidade social, em razão de fatores que a condicionam, e a surpreender o divórcio eventual existente entre o conteúdo do direito posto e os anseios sociais, sendo capaz de formular juízo valorativo a respeito.  

O Curso tem por fim formar profissional cujo perfil é de quem está inserido em seu tempo e meio social, capaz de compreendê-lo e de nele atuar, com seu instrumental profissional, de forma positiva e socialmente útil, à luz do próprio ideal da Justiça.

Nesse diapasão, pretende dar ênfase à formação voltada à atuação crítica na defesa dos direitos humanos e demandas sociais. Visa a habilitar o profissional para trabalhar na defesa dos direitos fundamentais individuais e metaindividuais, tanto nas carreiras privadas, quanto nas públicas, como na representação de interesses da comunidade, junto ao denominado terceiro setor, bem como nas diversas carreiras jurídicas promovidas pelo Estado, fazendo valer o princípio constitucionalmente previsto do acesso à devida prestação jurisdicional.

C) Perfil Profissiográfico do Operador do Direito 

O perfil a ser formado pelo Curso de Direito do Centro Universitário de Jales - UNIJALES, em correspondência com a sua concepção e seus objetivos, será próprio do profissional do Direito, que na advocacia ou em qualquer das carreiras jurídicas estará apto a atuar dentro de uma realidade de transformações rápidas e contínuas, consciente da nova abordagem do fenômeno jurídico, tanto teórica quanto legal e prático, voltada à comunicação do sistema jurídico com outras esferas da realidade com o objetivo de consecução da justiça e da paz social. Um profissional comprometido com as questões humanas e sociais e com a solução dos problemas da comunidade em que atue, sobretudo para a representação da sociedade civil organizada. Pretende-se, ainda, formar um profissional que, além de atender às peculiaridades do mercado de trabalho, possa atuar em uma realidade marcada pelo desaparecimento de fronteiras e pela internacionalização das relações. 

D) Núcleo de Prática Jurídica 

Constitui-se em um Núcleo de Estudos e de Prática e Atendimento à Comunidade com a finalidade de atender às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Direito (Parecer nº CNE/CES 0055/2004, de 18/02/2004). 

O Núcleo de Prática Jurídica tem por finalidade promover e coordenar as atividades de práticas e estudos relacionados às atividades complementares e estágio supervisionado do Curso de Direito, visando ao aprimoramento nas áreas jurídico-profissionais e o desenvolvimento de projetos de extensão junto à comunidade regional. O Núcleo de Prática Jurídica permite a interlocução, na iniciação a pesquisa e na extensão, da teoria com a prática, buscando soluções para os problemas emergentes da realidade social e atender às demandas da comunidade. O Núcleo de Prática Jurídica possui a seguinte estrutura de organização e funcionamento definida pela Coordenação do curso de Direito: Estágio Supervisionado, Escritório Experimental e Atividades Complementares e Extensão Comunitária.

À Coordenação Geral do Núcleo de Prática Jurídica compete supervisionar todos os setores envolvidos, fazendo cumprir seu Regimento Interno e subordinando a seu comando, integralmente, o Núcleo de Estágio Supervisionado, o Escritório Experimental e o Núcleo de Atividades Complementares e Extensão Comunitária.

Compete ao Núcleo de Estágio Supervisionado e ao Escritório Experimental promover, coordenar, supervisionar e avaliar todas as atividades práticas profissionalizantes.

Compete ao Núcleo de Atividades Complementares e Extensão Comunitária promover, coordenar, supervisionar e avaliar as atividades complementares e extensão comunitária, através da apresentação e desenvolvimento de projetos acadêmicos e sociais.

Junto ao Projeto Pedagógico do Curso de Direito encontra-se o Regulamento do Núcleo de Prática Jurídica, com sua organização e atribuições.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades