Cidades

JALES TEM A MELHOR EDUCAÇÃO MUNICIPAL DO ESTADO ENTRE AS CIDADES COM MAIS DE 45 MIL HABITANTES



Mais uma vez Jales mostra que tem uma educação nota dez. Dados divulgados na terça-feira, dia 15 de setembro, pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), comprovaram que o município tem a melhor Educação Municipal do Estado de São Paulo para alunos dos anos iniciais (primeiro ao quinto), entre as cidades com mais de 45 mil habitantes.

A nota obtida por Jales no Ideb 2019 foi 7,6, superando, dessa forma, a média do Estado (6,5) e a brasileira (5,7). A meta estipulada para o Estado de São Paulo era de 6,3, enquanto a estabelecida pelo MEC para Jales era de 7,2 (2019) e 7,4 (2021). “Ficamos muito felizes que em 2019 já superamos a meta que nos foi estabelecida para cumprir no ano de 2021, isso prova que a Educação de Jales é mesmo uma das melhores do Brasil”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Lourdes Marcondes Rezende.

A avaliação dos alunos do 5º Ano também classificou, mais uma vez, a EM “Prof. Maria Olympia Braga Sobrinho”, como a melhor da cidade entre as que oferecem ensino de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, com nota 8,1. A meta era de 7,7. A EM “Prof. Iracema Pinheiro Candeo – Lola” obteve nota 6,9 (também com média acima da estadual e brasileira), e todas as outras escolas do município apresentaram notas entre 7,0 e 7,7.

“No Ideb 2017 a escola ‘Maria Olympia’ foi classificada como a melhor do Estado de São Paulo, entre as que oferecem ensino municipalizado para crianças do primeiro ao quinto ano. Este ano ainda não é possível saber a classificação, mas acreditamos que o feito pode se repetir ou, ao menos, teremos a escola entre as melhores de São Paulo”, disse a secretária.

Dona Lurdinha, como é conhecida a secretária de Educação, frisou que “todas as nossas escolas apresentaram índices de alta qualidade e estão acima da média”. A nota 7,6 colocou Jales à frente de diversas cidades da região como Santa Fé do Sul (6,6), Catanduva (6,7), São José do Rio Preto (6,7), Votuporanga (6,9), Olímpia (6,9), Araçatuba (6,9), Ilha Solteira (6,9) e Fernandópolis (6,6).

“Todos esses índices mostram que tivemos avanços importantes na Educação municipal e superamos as expectativas ao ficarmos, mais uma vez, acima da média estadual e nacional. Em 2005 tivemos nota 5,7 e em quinze anos apresentamos toda essa melhora significativa”, frisou o prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco.

O Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades