Cidades

Jales - Semana estadual de prevenção a leishmaniose visceral teve início nesta segunda-feira, 9



A Prefeitura de Jales, através do setor de Combate às Endemias e Unidade de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral, que teve início nesta segunda-feira, 9 de agosto e vai até o sábado, dia 14.

 

Com o objetivo de orientar a população sobre a doença e seus meios de transmissão, a equipe da Secretaria de Saúde tem feito orientações acerca da leishmaniose visceral nas salas de espera das unidades de saúde e também durante as visitas dos agentes de saúde às residências dos munícipes.

 

De acordo com a coordenadora do Combate às Endemias de Jales, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, a leishmaniose visceral “é uma doença grave para os cães domésticos, causada por um protozoário e transmitida através do mosquito palha. É muito importante deixar que os animais sejam testados, para que o tratamento correto seja iniciado”.

 

Aliada a semana de prevenção, a Secretaria Municipal de Comunicação está divulgando em suas redes sociais um material informativo sobre a doença. “Contamos com nossas redes e os amigos da imprensa para fazer esse importante trabalho de divulgação. Nossa intenção é que a população se conscientize sobre a necessidade de cuidar da saúde dos seus animais e impeça a proliferação do mosquito palha”, informou o Secretário Municipal de Comunicação Social, Douglas Zílio.

 

Para se prevenir da leishmaniose visceral é necessário evitar o acúmulo de matéria orgânica no quintal, não esquecer de embalar bem o lixo para descarte, manter o local que seu animal de estimação fica sempre limpo e bem cuidado, além de usar coleiras repelentes de mosquitos e evitar passeios a partir do anoitecer, porque é neste período que o mosquito age.

 

É importante ressaltar que há tratamento para a leishmaniose visceral em humanos. Ele é gratuito e está disponível através do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

Para o prefeito Luis Henrique Moreira, “temos feito gestão no sentido de cuidar de nossos animais e apoiar causas em prol desses animais. Nosso objetivo é conscientizar a população sobre os graves problemas causados pela doença, causada por um parasito transmitido para pessoas e cães por meio da picada do mosquito palha, e formas de prevenção. Medidas simples para manter os ambientes limpos protegem você, sua família e a comunidade”.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades