Cidades

Jales retoma aulas presenciais nas escolas municipais



Jales retomou as aulas presenciais na rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira (18).

De acordo com Adriana Campos, secretária de Educação, foram feitas pesquisas com os pais dos alunos ainda durante o primeiro semestre deste ano para avaliar a possibilidade da retomada das aulas presenciais.

“Nossas aulas acontecem assiduamente desde agosto, com revezamento de turmas. Poucos alunos ficam em casa com sistema remoto, a maioria já está nas escolas. Estávamos mantendo a metragem de 1,5 metro, mas agora com a nova decisão, autorização do Conselho Estadual de Educação e decreto de obrigatoriedade, diminuímos a metragem para 1 metro e podemos receber mais alunos a partir de hoje”, diz.

Aulas presenciais foram retomadas em escolas municipais de Jales (SP) — Foto: Reprodução/Tv Tem

Aulas presenciais foram retomadas em escolas municipais de Jales (SP) — Foto: Reprodução/Tv Tem

A decisão de retomar as aulas presenciais em escolas municipais foi tomada a partir da queda no número de casos e mortes da Covid-19 no município e também na região.

“Os boletins epidemiológicos têm sido acompanhados pelo Comitê de Enfrentamento, médicos infectologistas, Secretarias de Saúde e Educação, levando em consideração os índices muito baixos na região inteira, em Jales, e a ocupação de leitos da Santa Casa, sendo possível voltar com segurança com esses 70%. Em alguns casos, em até 100% quando a capacidade física da sala de aula mantém a metragem de distanciamento.”

 

Outras cidades

 

A Secretaria da Educação de Fernandópolis (SP) afirmou que também segue o cronograma do estado de São Paulo. Por isso, as aulas presenciais em escolas municipais foram retomadas também nesta segunda-feira.

Já em Votuporanga (SP), mesmo com o retorno presencial em escolas do estado, o município permanece com o sistema de ensino híbrido, com aulas online e presenciais.

 

 

Volta às aulas é obrigatória no estado de SP a partir desta segunda-feira (18) — Foto: TV Globo/Reprodução/Arquivo

Volta às aulas é obrigatória no estado de SP a partir desta segunda-feira (18) — Foto: TV Globo/Reprodução/Arquivo

 

Sindicato é contrário

 

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) considerou a medida desnecessária, descabida e perigosa.

Na avaliação da Apeopesp, as escolas estaduais não têm condições de cumprir os protocolos de segurança contra a Covid.

O sindicato ainda alega que em diversas instituições não há funcionários de limpeza para garantir a higienização das unidades.

 

Unesco é favorável

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) disse que apoia a volta do ensino 100% presencial e obrigatório nas escolas.

A Unesco não tem dúvidas de que este é o momento de reabrir as escolas, especialmente considerando os prejuízos do ensino à distância na aprendizagem.

"Nada substitui o ensino presencial e sabemos que muitos alunos e famílias tiveram problemas de conectividade e nos equipamentos para o ensino hibrido. As populações vulneráveis não têm condições de comprar pacotes de dados e o suporte não foi suficientemente bem estruturado no Brasil, apesar do esforço das secretarias de Educação. A Unesco vêm alertando para a catástrofe que o ensino à distância pode causar na aprendizagem, com perdas educacionais muito expressivas, inclusive no processo cognitivo", disse Marlova Noleto, diretora e representante da Unesco no Brasil.

 

Vacinação no estado de SP

 

Na última segunda-feira (11), o estado de SP atingiu mais de 80% da população adulta com esquema vacinal completo.

Segundo dados do Vacinômetro atualizados até as 17h30 deste domingo (17), foram aplicadas 68,3 milhões de doses no estado, o que representa:

 

  • 99,62% da população adulta com uma dose
  • 82,87% da população adulta com esquema vacinal completo
  • 83,04% da população total com uma dose
  • 63,58% da população total com esquema vacinal completo

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades