Saúde

Jales recebe Selo Prata de Boas Práticas em HIV/AIDS



Na tarde de quarta-feira (26), Jales foi premiada com o Selo Prata do Programa de Boas Práticas em HIV/AIDS durante o Fórum Estadual de Dirigentes em IST/AIDS, realizado em São Paulo. O evento foi promovido pelo Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS do Estado de São Paulo.

O Programa de Qualificação para obtenção de Selos de Boas Práticas em HIV/AIDS visa apoiar os municípios na melhoria da atenção à saúde voltada ao HIV/AIDS, abrangendo todas as etapas do contínuo cuidado. O objetivo principal é capacitar os serviços especializados em HIV/AIDS, promovendo uma melhoria contínua e sustentável nos processos das instituições de saúde e dos municípios, acelerando a resposta do estado na luta contra a epidemia.

A implementação de boas práticas nos municípios reflete a eficácia, a confiabilidade das informações e a eficiência das atividades gestoras. A abordagem focada no modelo do contínuo cuidado em HIV/AIDS permite que os gestores identifiquem dificuldades e implementem soluções sustentáveis que impactam positivamente a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Jales foi agraciada com o Selo Prata (Qualificação Nível Ótimo) ao cumprir entre 75% a 89% dos indicadores exigidos. A cidade foi representada pela coordenadora do SAE/CTA, Dieine Morise Garcia, que comentou sobre a conquista:

“O percurso foi desafiador e árduo. Reforçamos os pactos entre os diversos serviços do SUS prestados pelo município e iniciamos alguns novos. Fortalecemos os laços entre os profissionais da equipe SAE e a equipe do CRT do Estado de São Paulo. Também nos aproximamos dos serviços prestados pela Santa Casa e pela UPA. Identificamos erros e conseguimos executar e alcançar acertos. Com dedicação e análise dos dados, além da execução de ações, chegamos até aqui com o coração cheio de alegria e a sensação de dever cumprido. Este prêmio prata tem gosto de ouro para nós, pois, apesar das adversidades, mostramos que nossa Equipe de Saúde de Jales é comprometida e colaborativa, mantendo a excelência em seu trabalho.”

O prefeito Luis Henrique também destacou a importância do prêmio: “Agradeço à equipe de saúde pelo empenho em nossa cidade, especialmente à equipe do SAE/CTA, pela dedicação em cumprir as metas e alcançar mais esse prêmio para Jales.”


Selo Prata de Boas Práticas 01
A coordenadora do SAE/CTA, Dieine Morise Garcia, que recebeu o Selo Prata de Boas Práticas em HIV/AIDS para Jales

Selo Prata de Boas Práticas 02
A coordenadora do SAE/CTA, Dieine Morise Garcia e Goher Lima Gonzales, facilitadora do programa Boas Práticas participaram do evento em São Paulo

Conteúdos relacionados


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde