Cidades

Jales - Prefeitura soluciona antigo problema em Estrada Rural que dá acesso aos Córregos do Açude, Matão e Matãozinho



Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Jales trabalha na manutenção e adequação das estradas rurais que pertencem ao município, locais que necessitam sempre de melhorias. São ações constantes que visam proporcionar mais acessibilidade, segurança, garantir boas condições de tráfego, melhorar o escoamento das águas de chuvas e controle de erosões.

Atualmente estão em execução as obras na estrada Jal 444, que permite acesso aos córregos do Açude, Matão e Matãozinho e beneficiará aproximadamente 200 produtores rurais que moram ou possuem propriedades próximos desta região. É uma solicitação antiga dos trabalhadores rurais que produzem hortaliças, uva rústica e uva fina de mesa, como também para a cadeia produtiva de leite e de corte e seringueira.

As intervenções estão sendo executadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, comandada pela secretária Silvia Andreu Avelhaneda Pigari. Nos locais foram desenvolvidos desde quebra de barrancos à realização de terraços para escoamento das águas das estradas. Também foi feita a impermeabilização com a aplicação de material inerte de acabamento com a utilização de material proveniente de resíduos de construção triturado.

De acordo com a secretária Silvia, “as adequações vão incentivar o crescimento da atividade agrícola e diminuir perdas com o transporte face à perecibilidade dos produtos hortifrutigranjeiros, além de permitir o transporte seguro durante o ano todo, principalmente em época de chuvas intensas”. E acrescentou: “as obras estão em fase de conclusão, a Prefeitura apenas está recolocando as cercas que foram retiradas para que os serviços fossem realizados”.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, que acompanhou as obras de perto, explicou que “os trabalhos não param. Jales possui cerca de 620 quilômetros de estradas vicinais de terra. Estamos resolvendo um problema que há muitos anos, em períodos de chuvas, ocasionava interrupção do tráfego de veículos devido a enchentes. Buscamos melhorar o acesso de todos os moradores, pois é através dessas vias que os munícipes se deslocam para outras partes do município diariamente, é por onde circulam veículos escolares, ambulâncias, como também é feito o escoamento da safra agrícola”.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades