Saúde

Jales - Prefeitura quer adquirir 45 mil doses da vacina Russa Sputnik V contra a Covid-19



Com o objetivo de preservar a saúde da população jalesense contra o novo coronavírus, o prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira, protocolou no dia 25 de janeiro, em Brasília, ofício ao Diplomata e Chefe da Representação Comercial da Rússia no Brasil, Sr. Viktor Vadimovich Sheremetker, que declara a intenção de compra da vacina contra a Covid-19, “Sputnik V”, de origem russa, produzida pelo Gamaleya National Center of Epidemiology and Micribiology, financiada pela Russian Direct Investment Fund.

 

O documento elaborado em Língua Portuguesa e em Inglês manifesta interesse na compra de aproximadamente 45 mil doses da vacina, que está em fase de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O objetivo é ampliar a imunização que já está sendo realizada no município com as vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca.

 

“Confirmamos com total responsabilidade que estamos dispostos e aptos a celebrar contrato para a compra da vacina Sputnik V e que o financiamento está disponível. Adicionalmente, estamos cientes de que a aprovação da vacina pela ANVISA será condição precedente para a efetivação da transação”, diz trecho do ofício assinado pelo prefeito Luis Henrique.

 

“Não podemos ficar só na espera, estamos buscando alternativas para ampliar a vacinação e imunizar o quanto antes pessoas com comorbidades, professores e outros profissionais. Recebemos pouco mais de 2.500 doses das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca, que é de extrema importância, mas ainda é pouco. Nossa expectativa é de que esse volume possa ser ampliado”, frisou o prefeito de Jales.

Luis Henrique disse ainda que, com a aprovação da ANVISA, independentemente do fornecedor ou país de origem dos imunizantes, o importante é adquirir o maior número de vacinas para a população jalesense. “Nosso objetivo é garantir saúde para as pessoas, proteção contra a Covid-19, porque somente dessa forma, poderemos voltar ao nosso normal e também iniciarmos o processo de recuperação da economia. Se a ANVISA aprovar a vacina russa, Jales está pronta para adquirir essas doses que podem salvar vidas”.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde