Cidades

Jales - Prefeitura inicia recuperação do Bosque Municipal



A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, iniciou nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, ações para a recuperação do Bosque Municipal Aristóphano Brasileiro de Souza, que foi tomado por um incêndio de grandes proporções no dia 17 de setembro desse ano.

De acordo com a secretária da pasta, Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, “o trabalho é intenso e toda a equipe está se empenhando na restauração da área atingida, porém, como o trabalho é bastante complexo, estamos buscando parceiros que possam colaborar com a doação de correntes de moto poda, moto serra e roçadeira manual, e outros materiais como óleo de motor e óleo de correntes necessários para a manutenção dos equipamentos”. Silvia explica que após o incêndio, a limpeza se tornou muito mais difícil, pois o material queimado torna-se mais endurecido ocasionando uma maior avaria dos equipamentos utilizados na limpeza. “Queremos agradecer as empresas Sabesp e Jales Park que disponibilizaram, através de doação, os Equipamentos de Proteção Individual- EPIs aos nossos servidores”.

A secretária ainda frisou que “além de cipós entrelaçados, ainda existe muita fuligem no local. A limpeza permite uma diminuição da competitividade entre as plantas desejadas e as espécies invasoras e, assim, um melhor desenvolvimento das mudas que serão plantadas na recuperação do Bosque”.

Serão cultivadas espécies do tipo pioneiras (que apresentam crescimento rápido), secundárias iniciais, secundárias tardias e clímax, estas últimas crescem mais lentamente e necessitam de sombreamento. Silvia ressaltou “que a escolha por esses tipos de espécies arbóreas se deu em função das plantas, quando cultivadas junto às árvores que já estão se recuperando, não interferirem no desenvolvimento das que serão plantadas. Todas essas árvores são produzidas no próprio viveiro da Prefeitura”.

Inspeções constantes têm sido realizadas para monitorar o crescimento de plantas invasoras e também rebrotas das plantas nativas. “Outra observação é que certas árvores, logo após o incêndio terem sido consideradas condenadas, em decorrência das primeiras chuvas rebrotaram, diminuindo o número de espécies que estavam comprometidas”, explicou Silvia.

Cronograma

A Secretaria Municipal de Agricultura prevê um prazo de cinco meses para a limpeza do local e o início do plantio das mudas acontecerá no mês de janeiro, já que ainda não estão no ponto ideal para serem transplantadas.

 O monitoramento será mensal nos próximos seis meses e após esse período será semestral, mas a limpeza do Bosque deverá ser efetuada constantemente. Após este período, uma avaliação será feita sobre o impacto das atividades nas áreas afetadas pelo incêndio, como incidência de plantas invasoras em concorrência com as de interesse, desenvolvimento vegetativo das mudas de plantas, estado de recuperação das remanescentes, incidência de pragas e doenças.

Demais ações

Os aceiros também fazem parte das atividades de recuperação e estão localizados entorno de toda área, sendo esta mais uma forma de prevenção contra incêndios.

Auxílio

Com relação ao apoio de pessoas que desejarem ajudar na limpeza, Sílvia afirmou que isso não será possível pelo alto grau de periculosidade do local, o que poderia ocasionar acidentes com pessoas que não pertencem ao quadro de servidores e que utilizará apenas os colaboradores da Prefeitura e complementou: “crianças e adolescentes não podem entrar no local enquanto a limpeza não for concluída devido à periculosidade, mas vamos solicitar o apoio dos jovens e demais pessoas que desejarem participar do plantio das mudas das árvores no entorno do Bosque, que foi o local escolhido para o início do plantio. No interior do Bosque, esse plantio será efetuado apenas pelos funcionários da Secretaria”, concluiu Silvia.

Image alt Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades