Cidades

Jales - Prefeitura e Defesa Civil alertam sobre riscos de incêndios e crimes ambientais durante a estiagem



Com a chegada da temporada de queimadas, que no Brasil acontece geralmente de maio/junho a setembro/outubro, Jales começa a registrar um número maior de incêndios em terrenos, propriedades rurais e descampados, provocados, muitas vezes, por consequências de ações humanas e descuidos rotineiros, como pontas de cigarro deixadas ou atiradas em beira de estradas, fogueiras mal apagadas e até mesmo incêndios criminosos provocados intencionalmente.

 

O longo período sem chuvas e de seca agrava ainda mais a situação e, consequentemente, os problemas respiratórios como gripes e alergias aumentam. Para evitar essas doenças, a Prefeitura Municipal, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Jales pedem atenção à população, sobretudo com as crianças e os idosos. 

 

O aumento de registro dos casos de incêndios em terrenos, matas e quintais, que também são causas de danos à saúde e ao meio ambiente preocupam bastante, de acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, Paulo Correa.

 

“Não queremos ver os problemas de anos anteriores se repetindo novamente. Para isso, é necessário que existam novas posturas com uma conduta adequada da população. É preciso que as pessoas se conscientizem dos perigos que podem ser provocados por algumas de suas atitudes, pois estamos em tempo de seca, o vento é um efeito propagador do fogo, levando as faíscas às matas secas, pastagens e as residências” ressaltou Paulo.

 

O coordenador da Defesa Civil lembrou ainda que, com atitudes erradas, a vida de muitas pessoas é colocada em risco, podendo gerar sérios danos e prejuízos, além da severa agressão causada contra a fauna e ao meio ambiente.

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente alerta a população para que não jogue latas de alumínio e embalagens de vidro em meio ao mato, devido ao fato de que esses materiais aquecem com a luz do sol e acabam iniciando a combustão do mato seco. Outro pedido é para que as pessoas não joguem bitucas de cigarro na mata e nem realizem a limpeza de terrenos com fogo.

 

É importante lembrar que o artigo 250 do Código Penal diz que causar incêndio, expondo a vida ao perigo, a integridade física ou o patrimônio de outrem resulta em reclusão de três a seis anos e multa.  O cidadão deve ficar atento e cooperar com responsabilidade, em caso de incêndio ligar para 193 (Corpo de Bombeiro) ou 17- 99637 4564 (Defesa Civil).

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades