Cidades

Jales - Obra de Monteiro Lobato inspirou criação de livro por alunos da E.M. Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda



Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor João Arnaldo Andreu Avelhaneda desenvolveram um livro repleto de curiosidades que surgiram após a leitura da obra O Saci, de Monteiro Lobato.

 

Como forma de incentivar a fluência leitora e apreciação de boas leituras, a professora Fernanda Gianini, responsável pela turma, apresentou a obra, através do estudo de um capítulo do livro por dia, instigando o interesse pelas curiosidades reveladas entre a conversa dos personagens “Pedrinho” e o “Saci”. Foram feitos levantamentos das curiosidades, pesquisas e aprofundamentos sobre os assuntos abordados no livro. Após a fase da pesquisa, os alunos desenvolveram desenhos variados, interpretando as informações sobre o que aprenderam.

 

Os desenhos foram compilados e deram origem ao trabalho “Curiosidades sobre o livro O Saci” e, divididos em turmas, os alunos apresentaram o material aos estudantes dos 2º e 4º anos da escola. Na manhã da quarta-feira, 20, o 2º ano recebeu o grupo formado pelos alunos Yasmin, Ellen, Lívia e Eduardo, acompanhados pelas professoras das turmas e pela coordenadora da instituição, Tamara Viota e conheceram o trabalho desenvolvido.

 

“Durante a leitura eu notei que surgiram os mais diversos questionamentos e imaginei que seria uma boa ideia debater isso com a turma. Nós também instigamos curiosidades por meio de pesquisas na internet e dicionário. A partir do que o autor nos contava em relação a flora e a fauna brasileira confeccionamos o livro ressignificando o aprendizado, transformando-o em conhecimento. Depois de concluirmos o livro, dividimos a turma em vários grupos para fazer as apresentações. Foi um trabalho muito produtivo e divertido”, ressaltou a professora Fernanda Gianini.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades