Cidades

Jales - Na Semana do Dia da Árvore, Prefeitura doa mais de 1.500 mudas



O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e busca conscientizar sobre a importância da preservação das plantas e florestas para o meio ambiente. Para celebrar e conscientizar a população sobre questões ambientais, a Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária Abastecimento e Meio Ambiente está distribuindo cerca de 1.500 mudas de árvores nativas e frutíferas reforçando o brilhante trabalho que realiza durante todo ano com as doações de mudas cultivadas no Viveiro Municipal de Jales.

As mudas foram solicitadas pelas escolas municipais e estaduais, Sabesp, Fatec, Interact Club de Jales, Rotary Clube de Grandes Lagos de Jales, Clube das Acácias e Comunidade do Jardim Oiti.

De acordo com a responsável da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, entre as 1.500 mudas doadas, parte delas foram entregues e outras ainda aguardam a retirada, porém todos que solicitaram as mudas foram orientados que façam o plantio após a volta das chuvas e a melhoria da umidade do ar, fatores fundamentais para o desenvolvimento das plantas. “Se forem plantadas agora, em função das altas temperaturas e baixa umidade do ar, corre-se o risco de perder as árvores”, mencionou Silvia que completou: “Além de melhorar a umidade relativa do ar, as árvores ainda amenizam o calor, uma vez que a população pode se esconder do sol nas sombras produzidas pela arborização. A arborização urbana desempenha um importante papel na melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas, sendo além da preservação do meio ambiente”.

Doação

Desde 1998, o Viveiro Municipal de Jales vem oferecendo um ótimo trabalho à população jalesense por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente. Localizado na rodovia Victorio Prandi, saída para Dirce Reis, km 1, o Viveiro possui uma capacidade de produção de aproximadamente 170 mil mudas anuais, tendo como finalidade o aumento da arborização em Jales, reflorestamento de áreas rurais e recuperação de APP’s (Áreas de Preservação Permanente), através da oferta para a comunidade de árvores nativas (preservação de reserva), exóticas, frutíferas e paisagísticas.

O responsável pelo Viveiro Municipal, o Diretor de Divisão, Valdecir Serrilho esclarece que doações são feitas para os moradores das áreas urbana e rural de até cinco mudas de forma gratuita. “As pessoas interessadas em retirar as mudas devem, em primeiro lugar, procurar a Secretaria de Agricultura, localizada na Rua Nova York, n°1016, Jardim Monterey, ao lado da Cetesb. Lá, é preenchido um requerimento contendo os dados pessoais e o endereço onde serão plantadas. É totalmente gratuita a cota anual de até cinco mudas. Após adquirir esta cota anual, as outras mudas que serão solicitadas pelo morador terão uma taxa. No tubete ela é recolhida a R$1,50, e no balainho, com terra e com a muda maior, ela sai por R$3,50. Os moradores da zona rural também podem retirar, mas com o pagamento da taxa. Se a pessoa tiver residência na cidade é possível a retirada das cinco mudas anuais grátis”.

Corte de árvores

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente não autoriza o corte de árvores sem um laudo técnico e uma análise prévia. O corte deve ser solicitado na Secretaria, que fará a análise do pedido.

 

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades