Cidades

Jales - Mau cheiro gera reclamações e deve também gerar providências dos moradores



Não é a primeira vez que isto acontece, mas ontem estava insuportável "dizem moradores da maioria dos Bairros de Jales", principalmente Jardim do Bosque e Roque Viola.

Eles reclamavam de um mau cheiro "podre" dentro de vossas casas impossível de se respirar ainda mais no horário do Jantar.

Alguns bem revoltados, dizem que vão tomar providências Junto a CETESB e até mesmo na Justiça para que isso não mais aconteça.

Mas......em pesquisa pela internet, o caso não é novo, e empresas em Jales já foram notificadas.

Segundo o G1, em 2020, em Várzea Grande Mato Grosso, os moradores também reagiram ao mau cheiro, uma graxaria e um cortume em Jales, também foram notificados e a promessa que em Junho de 2020 isso não mais aconteceria ?

E ontem, nós podemos não só sentir, como cheirar que a promessa não foi cumprida, confira abaixo a reportagem do G1 de 2020 !

Curtumes são notificados por causa de mau cheiro após reclamação de moradores em Várzea Grande (MT)

Depois de muita reclamação, a Sema fiscalizou nove indústrias do município e identificou as possíveis causadoras do problema.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) notificou duas empresas em Várzea Grande por emissão de gases que por causa do mau cheiro que tem sido motivo de reclamação dos moradores de bairros em Cuiabá.

Com o cheiro ruim que invade as casas na região dos bairros Cidade Alta, Santa Rosa, Santa Amália, em Cuiabá.

Depois de muita reclamação, a Sema fiscalizou nove indústrias do município e identificou as possíveis causadoras do problema.

A Graxaria Sebo Jales foi a primeira. Segundo o órgão, 30 dias depois de apresentar um plano de ação, as reclamações diminuíram. A empresa se comprometeu a realizar adequações até junho.

As outras duas indústrias são um curtume, ou seja, que faz processamento de couro animal, e uma graxaria.

As indústrias produzem a partir de restos de animais de frigoríficos sabonetes e farinha de ossos para rações animais. São empresas menores, mas que apresentaram mas também tem responsabilidade pelo problema.

Atividades em curtumes causam exalam mau cheiro — Foto: TVCA/Reprodução

Atividades em curtumes causam exalam mau cheiro — Foto: TVCA/Reprodução

O superintendente de licencimento da Sema, Valmir Simão Lima, disse que a empresa que exerce atividade com potencial para a emanação de odores precisa instalar equipamentos para fazer a captura de gases.

"São essas as exigências que a gente está fazendo pra essas atividades industriais. Queremos quer que sejam eliminados. No mercado existe equipamentos eficiente para isso. Condensadores, lavadores de gás e biofiltro se bem operados o gás sai que ninguém perceba que ocorreu algum tipo de contaminação", diz.

Além da Sebo Jales, que já iniciou um plano de ação, o curtume Viposa informou que mantém diálogo com a secretaria para fazer as adequações necessárias no processo industrial do curtimento de peles bovinas e deve atender o prazo que for estipulado para empresa..

A Graxaria Reciclagem Várzea Grande disse que contratou uma consultoria ambiental para planejar as adequações no sistema de tratamento de gases e regularizar a situação.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades