Cidades

Jales marca presença no Encontro de Articulação de Políticas Públicas promovido pelo Sebrae e FGV



O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), promoveu na segunda-feira, dia 14 de março, mais um encontro do Programa de Articulação de Políticas Públicas. Prefeitos e lideranças regionais participaram do evento na sede do SENAI Euclides Facchini. A abertura oficial contou com a participação do prefeito de Votuporanga, Jorge Seba.

 

A Prefeitura de Jales foi representada por servidores das secretarias municipais de Administração, Governo, Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Social. Também participaram os secretários Reginaldo Viota (Administração), Wellington Lima Assunção (Governo) e Carlos Roberto Altimari (Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo).

 

O plano busca articular uma rede de agentes regionais com foco na implementação de políticas públicas voltadas ao fomento do empreendedorismo em quatro eixos prioritários – inclusão produtiva, compras governamentais, desburocratização e governança.

 

Em um primeiro encontro, realizado no final do mês de maio do ano passado, foi apresentado a 66 lideranças um plano de ação, além de destacar a importância da participação dos líderes regionais. “O nosso interesse é que nossa rede de articulação promova o desenvolvimento sustentável da nossa região”, explicou o gerente regional do Sebrae, Marcos José Amâncio.

 

A partir deste encontro, a parceria Sebrae e FGV fomentou o plano de Articulação de Políticas Públicas, que trabalha em quatro eixos específicos. A “inclusão produtiva” é basicamente encontrar ou desenvolver soluções adequadas ao público venerável, especialmente para aqueles em situação de “exclusão crônica”. Essa inclusão produtiva é extremamente importante, levando em conta o cenário atual, onde muitas pessoas estão desempregadas em razão da pandemia. Através do Sebrae, são disponibilizados programas de inclusão produtiva, tendo como base o empreendedorismo para fazer com que essas pessoas consigam obter renda para manter as suas necessidades.  

 

O segundo tópico do eixo diz respeito às “compras governamentais”. Este item busca democratizar e popularizar as oportunidades mercadológicas de compras públicas, conectando os gestores públicos às micro e pequenas empresas, a fim de auxiliar na promoção do desenvolvimento local e regional.

 

“Desburocratização” é terceiro tópico do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas. Este ponto busca melhorar o ambiente de negócio reduzindo a burocracia por meio da revisão legislativa, além de buscar melhoria de processos e transformação digital, como o objetivo de simplificar, agilizar, modernizar e dar economicidade à administração pública e impulsionar o empreendedorismo local. Já o quarto eixo discutido no encontro diz respeito à “governança”, que nada mais é do que conectar e alinhar as ações, políticas públicas e os setores estratégicos locais através da mobilização e fortalecimento dos diversos atores e arranjos institucionais presentes no território.

 

“Estamos buscando implantar no Município de Jales todas as ações e propostas apresentadas e discutidas nos encontros do Programa de Articulação de Políticas Públicas do Sebrae em parceria com a FGV, pois entendemos que isso trará um significante avanço no desenvolvimento econômico do nosso Município”, ressaltou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Roberto Altimari.

Servidores e Secretários Municipais participaram do encontro realizado na segunda-feira, 14

O diretor de administração e finanças do Sebrae, Guilherme Campos, participou do evento realizado pelo Sebrae em parceria com a FGV


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades