Saúde

Jales inicia Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses



A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 08, a Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses que será estendida até a sexta-feira, dia 12 de novembro.

 

A Semana de prevenção tem como objetivo promover um esforço concentrado e simultâneo em todos os municípios paulistas para reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti e a oferta de recipientes no período favorável para sua proliferação.

 

De acordo com a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, a ação pretende alertar sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya) e a importância de eliminar recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o inseto.

 

“Durante essa semana as unidades de saúde estão promovendo orientação em salas de espera e a Equipe Municipal de Combate às Endemias está intensificando as vistorias nos pontos estratégicos como oficinas, borracharias, recicláveis, ou seja, locais com grande quantidade de recipientes que possam acumular água e imóveis públicos ou privados com grande fluxo de pessoas, onde se houver criadouros pode acontecer transmissão da doença para várias pessoas”.

 

Conforme explicou Vanessa Luzia, a luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença, mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.

 

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água e os vasos sanitários que não estiverem sendo usados devem permanecer fechados, alertou Vanessa Luzia.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde