Polícia

Jales - Identificado o dono do avião apreendido com Drogas; piloto efetuou tiros contra o próprio avião



Avião interceptado apresentou marcas de tiros — Foto: Reprodução/TV TEM

Antes que se tirem conclusões precipitadas, a manchete diz que o dono do avião ou pelo menos o registro está em nome de uma pessoa, o que NÃO significa que a droga seria de determinada pessoa ! Cabe a Polícia Federal chegar até os autores e o dono de toda droga apreendida ontem. 

Administrador de fazenda diz que escutou aeronave interceptada pela FAB sobrevoando local: 'Passou seis, sete vezes'

Avião apreendido na tarde de domingo (3), em Pontalinda (SP), estava carregado com mais de 600 quilos de pasta base de cocaína. Dois suspeitos fugiram antes da chegada da Polícia Federal.

O administrador da fazenda onde o avião carregado com mais de 600 quilos de pasta base de cocaína fez um pouso forçado após ser interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) escutou a aeronave sobrevoando a propriedade diversas vezes.

 

"Estava na fazenda vendo animais e percebi um barulho muito estranho de um avião rondando a sede. Passou seis, setes vezes em cima da minha casa. Saí e olhei. Logo me ligaram de São Paulo. Pediram para ficar esperto que dois elementos, armados, tinham descido no aeroporto que tem na fazenda. Saí preocupado e fui embora", disse Jerônimo Neto Lopes.

 

A aeronave fez o pouso forçado na tarde de domingo (3), em Pontalinda, no interior de São Paulo. Duas pessoas abandonaram o veículo e fugiram. Elas não tinham sido localizadas até a publicação desta reportagem.

Segundo a Força Aérea Brasileira, dois caças interceptaram, no estado do Mato Grosso do Sul, o avião de pequeno porte, que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização.

As equipes de defesa interrogaram o piloto que transportava a droga, mas não obtiveram resposta e ordenaram uma mudança de rota e pouso obrigatório em aeródromo específico.

Como não foram atendidos, os pilotos da Força Aérea Brasileira efetuaram tiros de aviso e detenção, obrigando a aeronave carregada com pasta base de cocaína a pousar entre as cidades de Jales e Pontalinda.

A Polícia Federal enviou equipes e encontrou o avião que transportava o entorpecente com marcas de tiros na asa.

De acordo com o delegado Alexandre Manoel Gonçalves, há suspeita de que os disparos foram efetuados pelos próprios criminosos.

"No local do pouso, policiais federais conseguiram identificar cápsulas de munição de nove milímetros deflagradas. Os policiais desconfiam que, no momento da abordagem, para ocultar as provas, ele mesmo atirou contra a própria asa da aeronave, com o intuito de causar o incêndio e destruir todos os produtos ilícitos", afirma Alexandre Manoel Gonçalves.

Ainda segundo Alexandre, uma investigação será realizada para descobrir a origem da aeronave e do entorpecente, bem como para identificar e prender os envolvidos.

"Vamos juntar peças para tentar identificar a responsabilidade. O exame pericial é de fundamental importância para identificar a droga, vestígios do avião e outros detalhes que são indispensáveis para a investigação."

O avião carregado com a droga foi transportado em um caminhão, com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

 

O avião

 

A aeronave PR-WCP, que foi fabricada em 1973, é de pouso convencional, dois motores, com peso máximo de decolagem de 2.449 quilos e até cinco passageiros.

Segundo a Anac, a categoria é para serviço aéreo privado e com operação negada para táxi aéreo. A data de compra e transferência é de 5 de abril, e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está vencido. O proprietário é Júnior de Lima Gonçalves.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia