Curiosidades

Jales está entre os 13 municípios do Estado selecionados para serem referência em projeto de adaptação às mudanças climáticas

A notícia foi dada diretamente ao prefeito Luis Henrique Moreira, que participou de uma reunião on-line na manhã da terça-feira, dia 10 de agosto

Jales está entre os 13 municípios do Estado selecionados para serem  referência em projeto de adaptação às mudanças climáticas

Entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, Jales está entre os 13 municípios selecionados para participar do programa Municípios Resilientes, realizado através de uma parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ). O trabalho propõe capacitações para os municípios prepararem seus planos de adaptação climática, bem como a utilização da rede de dados estadual para facilitar o entendimento sobre vulnerabilidades climáticas, especialmente relacionadas a eventos extremos como chuva e temperatura.

 

A notícia foi dada diretamente ao prefeito Luis Henrique Moreira, que participou de uma reunião on-line na manhã da terça-feira, dia 10 de agosto, que contou com a participação da secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra de Lima Gigante, e do engenheiro ambiental da pasta, Álvaro Gonçalves de Souza Júnior.

 

Também participaram da reunião a chefe de assessoria Internacional, Jussara de Lima Carvalho e o coordenador do Programa Município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva, ambos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo.

 

O objetivo do Programa Municípios Paulistas Resilientes é somar esforços para a capacitação e a promoção de políticas, planos, medidas e estratégias de resiliência da sociedade paulista, frente aos impactos associados à mudança de clima atual e futuro. 

 

O Programa começa a ser desenvolvido ainda no mês de agosto e se estende até dezembro deste ano, com capacitações dos técnicos disponibilizados pelo município, por meio de palestras e treinamentos que serão aplicados por especialistas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente e da ONG Alemã GiZ.

 

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante, ressaltou que, com o projeto, as prefeituras poderão padronizar e compartilhar sua base de dados, entender suas vulnerabilidades como problemas na rede de drenagem, desabamentos, entre outros e elaborar seus planos, além de servirem de modelo para outros municípios do estado. “Vamos apoiar esse programa e aperfeiçoar nosso plano. Os efeitos da mudança climática não são exclusivos de Jales, é um problema global e precisamos encará-lo de frente”, explicou.

 

De acordo com o prefeito Luis Henrique, “é uma honra estar entre os treze municípios selecionados entre os 645 do Estado de São Paulo. Daremos total apoio ao Programa, disponibilizando além dos técnicos, todo suporte necessário para o desenvolvimento. Nossa cidade está de portas abertas para receber as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, GIZ”.



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Curiosidades

Curiosidades

É #FAKE que fisioterapeuta do Incor que sofreu infarto tomou terceira dose da vacina em dezembro

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que um homem de 25 anos tomou a terceira dose...


Curiosidades

Québec proíbe maconha e álcool para não vacinados, e busca por vacina sobe 300%

A província de Québec, segunda mais populosa do Canadá e a que registra...

Curiosidades

Mais de 70 presos não voltam às penitenciárias de Rio Preto após 'saidinha' de fim de ano

Um levantamento apontou que 77 dos 1.678 presos que receberam o benefício da saída...