Cidades

Jales - ESF Getúlio de Carvalho incentiva diagnóstico precoce para prevenção ao câncer de próstata



Na tarde da última quarta-feira, dia 27 de novembro, foi realizada na ESF (Estratégia Saúde da Família) Getúlio de Carvalho, no Jardim Arapuã, uma palestra alusiva à campanha “Novembro Azul”, que foca no combate ao câncer de próstata.

O palestrante convidado, o médico urologista Gunther Luis Rodrigues, falou sobre a importância da detecção precoce, diagnóstico e o tratamento da doença para um público de aproximadamente 40 homens.

A enfermeira da ESF do Arapuã, Tatiane Sanchez disse que “foi um evento muito importante, pois os homens não costumam procurar atendimento médico para prevenção de doenças. Neste dia, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com um profissional da área e também realizar o pedido de PSA”.

Foram realizados pedidos de exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e testes rápidos de HIV e Sífilis. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar um café da tarde com várias guloseimas, como também participar de sorteio de brindes.

A PATOLOGIA

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros. Esse tipo é considerado como câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Em sua fase inicial, a patologia tem evolução silenciosa. Muitos dos pacientes não manifestam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Na fase avançada, pode ocasionar dor óssea, sintomas urinários e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como a dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

 

Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades