Cidades

Jales - ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM PREMIAÇÃO AOS ALUNOS MEDALHISTAS DA OBA E OBMEP



Equipe gestora da E.M.Prof. Alberto Gandur e da Secretaria Municipal de Educação junto com o Paulo César e a professora Micheli com o seu aluno Gabriel representando todos os ganhadores das medalhas da OBA e da OBMEP.

As escolas municipais de Jales encerram o ano letivo realizando premiações aos alunos participantes da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP).

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, entre outros.

Já a OBMEP é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Seus objetivos são: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; além de promover a difusão da cultura matemática; assim como identificar jovens talentos; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional e, por fim, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Os participantes da OBA e da OBMEP foram todos os alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados nas escolas públicas municipais. A prova da OBA foi aplicada no dia 17 de maio e a da OBMEP no dia 29 de outubro, as premiações ocorrerem de forma paralela no decorrer do mês de novembro e início de dezembro, conforme a organização de cada escola participante. Interessante destacar que as premiações foram de ordem interna (das escolas) e externa (das instituições responsáveis pela elaboração das provas).

A coordenadora municipal do ensino fundamental Elisa Mara Mastelari Ferri agradece em nome da secretária municipal de educação Lourdes Marcondes Rezende, o envolvimento de toda equipe da secretaria, assim como a equipe gestora de cada unidade escolar, pois em conjunto articularam a aplicação e organização das Olimpíadas, a fim de oferecer aos alunos da rede municipal de Jales a possibilidade de participação e incentivo à melhoria do estudo de matemática nas escolas municipais.

Elisa destaca também que: “é sempre importante valorizar o trabalho dos professores envolvidos em projetos desta proporção, pois são eles que fazem a mágica acontecer,”. A rede de ensino municipal ficou orgulhosa pelo alto desempenho demonstrado pelos nossos alunos e pela parceria realizada com o astrônomo Paulo César da Silva.

Paulo César ministrou palestras voluntariamente a todos os alunos participantes da OBA e colaborou com uma aula virtual explorando o conteúdo da OBMEP para intensificar os estudos dos alunos da rede municipal de Jales. Além, é claro, de ter participado de todas as premiações como convidado e patrocinador. Paulo realiza um trabalho na internet, mais precisamente no YouTube por meio do seu canal “Mundo Curioso”, e destacou que: “divulgo conteúdo científico para pessoas de todas as idades, vale a pena conhecer!”.

Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades