Saúde

Jales - Dezembro Vermelho amplia testagem para HIV e Sífilis



Dando continuidade a campanha Fique Sabendo, que tem como objetivo ampliar a testagem para o HIV na população nacional, a equipe do SAE/CTA – Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento, tem intensificado a aplicação dos testes rápidos nas unidades básicas de saúde do município.

 

De acordo com a coordenadora do serviço, Dieine Morise Garcia, “este ano já tivemos alguns casos positivos diagnosticados, inclusive agora na campanha Fique Sabendo. Nosso serviço está fazendo o acompanhamento e seguimos enfatizando a importância de se cuidar e fazer os testes rápidos porque sabemos que, mesmo com o acompanhamento, a tendência é o aumento dos casos”.

 

Chamada de Dezembro Vermelho, a campanha deste mês tem como tema a “Prevenção Combinada”: uma estratégia que utiliza diversas abordagens para evitar a infecção pelo HIV: usar camisinha, fazer o diagnóstico precocemente, tomar medicamentos antirretrovirais para tratamento ou profilaxia, entre outras ações.

 

A prevenção combinada compreende ações como: testagem regular para HIV e outras IST’s, Profilaxia Pós-Exposição (PEP), Profilaxia Pré-Exposição (Prep), prevenir a transmissão vertical, imunizar para HPV e HBV, redução de danos, diagnosticar e tratar pessoas com IST e HV, usar preservativo masculino, feminino e gel lubrificante, além de tratar de forma correta todos os pacientes portadores de HIV/aids. “Chamamos esse conjunto de ações de mandala da prevenção combinada e elas são de extrema importância para manutenção da saúde e contenção da disseminação do HIV e das infecções sexualmente transmissíveis”, afirmou Dieine.

 

A coordenadora do SAE/CTA também informou que as medicações para a PrEP - Profilaxia Pré-Exposição serão dispensadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS. PrEP é um método de prevenção à infecção pelo vírus HIV e corresponde à combinação de dois medicamentos antirretrovirais que impedem que o vírus consiga se multiplicar dentro o organismo, evitando que a pessoa seja infectada.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde