Cidades

Jales - Desafio do Amor: Paciente percorreu 260 km de bicicleta entre hospitais onde fez tratamento de câncer



Foi em nome da solidariedade que a paciente Juliana Petini, de Fernandópolis (SP), aceitou a missão de participar do “Desafio do Amor”, um pedal solidário (nome dado a trajeto feito em bicicleta em prol de uma causa social), que começou na cidade de Redenção, no Pará, e já se espalhou por todo o Brasil. O desafio dela era iniciar o caminho em frente à unidade do Hospital de Amor (HA), em Jales (SP), cidade onde realizou seu tratamento contra um câncer de mama; seguir para o Instituto de Prevenção da instituição, em Fernandópolis (SP), onde recebeu o diagnóstico da doença; e finalizar na sede da instituição em Barretos (SP), cumprindo seu propósito. Todo o percurso teve 260 km por estrada não pavimentada.

Desafio do Amor

O “Desafio do Amor” foi criado pela engajada advogada Fernanda Teodoro e do arquiteto Magno Weiss, ambos de Redenção (PA). A campanha foi divulgada virtualmente e consistiu em organizações de pedais onde cada indivíduo escolhia o seu desafio pessoal e adquiria seu kit. Os recursos adquiridos nas inscrições e venda desses kits serão destinados ao Hospital de Amor.

Durante a divulgação do evento, Fernanda fez um contato através das redes sociais com Juliana e, após conhecer sua história com o HA, a convidou para ser uma das madrinhas ação. “Diante do convite, eu senti que devia, em nome da minha saúde e de todos os que estão lutando por suas vidas, ser sinônimo de superação, além de motivar pessoas através da iniciativa a participarem do evento a colaborar com o Hospital de Amor, que tanto precisa”, relatou Juliana.

O evento contou com o apoio do artista Felipe Araújo e de um dos maiores organizadores de eventos de mountain bike nacional, Mário Roma.

Superação

Juliana, que também se tornou madrinha da ação #ConectadosPelaPrevenção do ‘Outubro Rosa’ do HA, conta que sua história com o ciclismo começou muito antes do desafio. “Em 2016, comecei a praticar o ciclismo e me apaixonei pelo esporte e pelos desafios que ele me oferece. De espírito competitivo, decidi, em 2017, participar pela primeira vez de uma competição. A partir daí, participei de diversas provas em todo o estado de São Paulo com expressivos resultados”, disse.

No final do ano de 2018, após o diagnóstico de câncer de mama, Juliana precisou suspender as participações nas competições. Para ela, apesar de um processo difícil, com a ajuda de Deus e do Hospital de Amor, foi possível retornar a uma jornada intensa de treinamentos. “Como forma de retribuir todo o amor e dedicação que o hospital me oferece, assim como, estímulo a todos aqueles que estão em tratamento, eu digo: acreditem em suas vidas e desfrutem do impacto positivo da atividade física durante seu

tratamento. Foi por esse motivo que decidi realizar em parceria com o ‘Desafio do Amor’ esse trajeto”, explicou Juliana.

Atualmente, a paciente segue em acompanhamento por exames de imagens semestral.

Meta

E não basta percorrer 260km, é preciso ter uma meta. Juliana conta que decidiu estabelecer um tempo para percorrer o trajeto. “Eu e meu preparador físico entendemos que seria possível realizar o percurso em menos de 24 horas. A meta era sair da unidade de Jales, às 17h, na sexta-feira (25) e chegar por volta das 9h, do dia seguinte, em Barretos (SP). ”, explicou Juliana.

Estratégia de ação

A ciclista Juliana Petini contou com o apoio do técnico (carro de apoio) durante todo o percurso, estando acompanhada de seu treinador e duas atletas que também são engajadas com causas, para ajudá-la a manter um ritmo e oferecer apoio emocional.

O carro de apoio levou todo suprimento alimentar, de hidratação e manutenção das bicicletas que foram necessários, garantindo assim a segurança e integridade física.

Devido à pandemia, foram tomadas todas as precauções necessárias, mantendo o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde competentes.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades